25 de abr. de 2009

berços e ninhos


Aninhar é a minha imagem de eleição para melhor traduzir a 4ª Casa no nosso horóscopo, representando as várias fases do ninho; a 1ª aquela que somos criados, recebendo cuidados amorosos e nutritivos até ficarmos fortes e depois em adultos onde iremos ser nós a dar a alguém o conforto e o amor que sustenta ajuda a crescer. De notar, que ter um filho acarreta sempre transformação o que se torna duplamente interessante, quando verificamos que a Casa 8, é a quinta a partir da 4ª, quando nos transformamos em pais.
É natural e compreensível que no tipo de amor maternal que emanamos e procuramos haja influências trazidas daquele que recebemos na infância.

Não defendo que esta Casa seja a da mãe, vivemos numa era em que a família parental se transformou no que respeita ao género, número e aos papeis atribuídos. Entendo o arquétipo da Lua, regente da Casa, pela sua energia no que envolve assuntos de família, na sua soberana necessidade particular e a da segurança emocional, se quiserem o lado feminino que existe em cada um de nós. Sendo uma Casa crucial, palco onde se dão transições ritualistas, como um passarinho tem que quebrar a casca para sair o que não deve ser tarefa fácil para este, assim acontece quando um transito de respeito atravessa este braço Angular da carta; algo acaba (quebra) para outra coisa começar.

Quando num horóscopo natal esta Casa se encontra lotada, é natural que assuntos na infância tenham tido um tónica mais marcante e que necessitem que o adulto os ponha em perspectiva, os deixe no passado para que possa continuar com a sua vida livremente. Todos trazemos memórias de infâncias, impressões e marcas que fazem parte do que somos hoje, mesmo não havendo planetas aqui residentes. O regente da Casa e as condições em que este se encontra fornecem fantásticas pistas para se aceder a esta parte importante do nosso horóscopo, um lar dos nossos pais um dia e mais tarde o nosso. Os contactos de Saturno sugerem restrições, de Úrano liberdade a mais muito cedo ou algo fora do usual, os Neptuno sugerem que há algo de velado ou idealizado e Plutão uma forte influência...estes são pontos de partida para uma análise do todo.

I learned the way a monkey learns-by watching its parents.
Citação do Príncipe Carlos, que tem a 4ª Casa bem preenchida e o regente Vénus e o próprio Ângulo toldado pelo contacto de Neptuno, quem sabe um pouco dos mexericos desta casa real, não pode deixar de reconhecer algumas semelhanças ancestrais.

15 comentários:

Christiane Forcinito Ashlay Silva de Oliveira disse...

Ana

Adorei seu texto.

Fui olhar meu mapa e vi que há roda da fortuna e nodo sul em câncer, porém minha casa 4 inicia em gêmeos... Eu sempre me vejo longe de casa e inclusive aho que já consegui de uma certa foma resolver as pendências de lá ( por incrível que pareça)... Meu mercúrio está na X em conj com vênus em capric e MC em sagitário.

Minha filha mais velha tem quiron, plutão e mercúrio tudo em sagitário , porém a casa 4 dela é em escorpião.. Puxa ela pegou todo o lado passional da família... E é estimulada intelectualmente ( com certeza!)

Minha filha do meio tem casa 4 em libra com mercúrio lá tb... E faz trígono com urano na 8 em aquário, isso eu gostei ( tem a cara da mamãe) embora precise analisar melhor, pois há uma quadratura com netuno na casa 7...

E a caçula afff.. Está tudo na casa 4!!!! Cúspide em leão mas estão lá júpiter, sol, vênus e a lua (23° se a casa 5 começa a 25° então a lua está na csa 5)..., mas há um stelium que faz uma oposição com marte e urano (conjunção) em peixes na X e quadratura com plutão na 8, assim como a lua e mercúrio ambos em virgem tb e conjuntos fazem tb quadratura com plutão na 8... Nossa, preciso estudar...

Consegue perceber o quant é ruim parar por mais de 15 anos de estudar... Saber ver, intuir e não se lembrar... hehehehe

Beijos

Chris :)

princesaesquimo disse...

Olá Ana Cristina

Esta é uma casa de grande importância para mim, tanto o regente tradicional como o moderno estão na casa 1, servindo de base para a minha motivação pessoal. Olha a Genealogia a atacar lol

Beijinhos

Maria Paula Ribeiro disse...

;) Oi oi,

Foi sem dúvida, desde que comecei a estudar a Astrologia, a casa que, astrologicamente falando, me fez entender muitos assuntos, obrigando-me a digeri-los e melhorá-los.
;-) Grazzie.

Beijo

PS: Finalmente amanhã já arregaço os braços para o curso! ;)

Ana Cristina disse...

Chris, obrigada pelo seu comentário, olhando só uma parte, seu Mercúrio com Vénus, há muita criatividade, é claro que isto é uma parcela que terá que ser incluída no todo.

Ana Cristina disse...

:-) se é assim que sentes e te satisfaz :-) melhor. beijo

Ana Cristina disse...

Acredito Maria botões, que precisasses de entender...é para isso que cá andamos, entendermos-nos :-).
Cá te espero <:-)

Unknown disse...

É uma casa importante que nos toca durante toda a vida. Isso: quem a tem bem preenchida, «sabe» isso, na prática desde a infância. Muito bom. Abraçomeness

Ana Cristina disse...

:-) António os que não a têm tão acentuada, terão oportunidade de a aprofundar ao longo da vida quando activada :-), assim tenham consciência disso. Abraço.

Ana Cristina disse...

very fun António :-)

astrovidas disse...

Olá Ana Cristina, a minha casa 4, encontra-se no signo de Sagitário.

Os planetas que se encontram

Lua em conjunção com Jupiter

A Lua faz trigno ao Sol

Jupiter em trigno a Urano e Vénus.

Plutão em trãnsito, está fazendo o seu trabalho, tenho Capricórnio nos ultimos 3 graus da casa 4

O Fogo de Sagitário numa casa de água, O trãnsito de Plutão em accção no seu processo Alquimico, a terminar num signo de terra com uma tónica social, a puxar pelo meu Saturno na casa 5, no signo de capricórnio.

Abraço

Ana Cristina disse...

Olá Rui, do que me diz, depreendo que Jupiter é dispositor final e que conjunto à Lua, provavelmente regente da Casa 11ª, traz consigo desde cedo grandes necessidades de apreciação e reconhecimento...as quais terão sido bastante trabalhadas quando Plutão passou por cima deles. Desejo-lhe uma boa continuação. :-)

hanah disse...

Olá Ana,
passei por aqui e deixei um comentário mais apareceu.

Disse que havia gostado muito do texto e que meu sol e mercurio estão nesta casa em libra e minha lua em escorpião.


"a 1ª aquela que somos criados, recebendo cuidados amorosos e nutritivos até ficarmos fortes e depois em adultos onde iremos ser nós a dar a alguém o conforto e o amor que sustenta ajuda a crescer."

e que também iria prestar mais atenção aos meus trânsitos.

Abraço e continuação de boa semana para ti.

Ana Cristina disse...

Olá hanah obrigada pela paciência em repetir, pelo que diz vejo que tem esta Casa cheia :-) Grata e também te desejo uma fantástica semana.

astrovidas disse...

Ana

Sim, Mercurio encontra-se em Cancer, onde Mercurio Regente do meu Ascendente faz oposição a Saturno em Capricornio na casa 5.

Tem sido um trabalho que tem ficado um pouco submerso devido á subjectividade do meu Mapa.

Cauda do dragão em peixes (àgua)
Cabeça do Dragão em Virgem (terra)

Quem vem da água para terra vem evoluir do mundo subjectivo para o mundo Objectivo.

Veremos o que a próxima lunação nos primeiros graus de touro, me vem trazer de novo, e como está venus no meu Mapa.

Obrigado Ana, pelos seus artigos que ultimamente me têm inspirado.

Ana Cristina disse...

Agradecida Rui.