26 de ago. de 2008
Recordando HCB
Na altura em que se comemora o centenário do nascimento de Henri Cartier-Bresson, (22 Agost0 1908 @ 15hr Chanteloup-en-Brie, França) Como deliro com fotografia, não sei nada da técnica, posso passar horas a ver fotos...HCB é considerado o pai do foto jornalismo, trago aqui o horóscopo dele em homenagem e também porque é um exemplo da arte da fotografia presente no tema vocacional.
O Meio-do Céu pertence a Vénus que nos leva para a Lua e estando em signo próprio está mais forte, e na casa 7, dando indícios que precisa de projecção pública. Olhando a dupla regência de Vénus, a sugerir criatividade e meio artistico. Está agarrada a Neptuno, dono da casa da expressão e activado por Úrano e Saturno, o primeiro indicativo de inovação e o segundo de meio empresarial. Plutão angular, também em contacto com o MC, promete fama e regendo a casa 11, o destaque no meio dos outros. (Na casa 11 o individuo é chamado a fazer a sua parte na mudança do colectivo e por isso ser reconhecido pelos seus pares). Portanto até aqui percebe-se que estamos perante alguém que necessitará expressar-se criativamente, atendendo à regência de Neptuno e contacto com Vénus, terá que ser arte e possivelmente fotografia...fosse mais tarde talvez estivéssemos a falar de TV também. Marte é o planeta oriental, indicador da necessidade de defender causas. O que olhando o horóscopo na sua globalidade faz todo o sentido.
Tinha 22 anos quando numa viagem pela Europa, descobre a sua paixão pela foto, na altura um arco solar de Plutão sobre Neptuno, certamente outras coisas teria HCB a relatar desta fase que o terá influenciado para sempre, na forma como pensava e se exprimia. Aqui poderemos apenas referir a paixão que o acompanhou sempre. Mostrou o mundo a preto e branco, quer fotografando a guerra ou cenas do quotidiano.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Boa noite!
Mais uma linda lição e num tema a qual tenho um gosto muito especial: fotografia.
Muito obrigado
Beijinhos
Ainda bem que gostou, eu também sou grande fã da imagem que vale 1000 palavras.
Boa noite também para si.
bjo
Ana,
Quem não aprecia fotografia e ainda para mais de um grande mestre?
Acho que a Astrologia é também uma fotografia, só que do "lado de dentro". E a Ana manipula essa técnica de forma ímpar.
Beijo
Teresa
Olá Teresa, grata pela visita.
Sim a Astrologia fotografa o invisível, depois é só olhar e interpretar. Muito grata pelas suas palavras.
Abraço XL
Postar um comentário