23 de jun. de 2010

confusões sem idade

e se é aos 21 anos ou aos 50 anos; que aquele período de confusão, de desintegração é vivido em diferentes idades.  Refiro-me ao transito de Neptuno a fazer aspectos dinâmicos a  planetas pessoais ou a Cuspes angulares, a desintegração vai estar directamente proporcional, à idade, ao nível da pessoa.

Com 21 anos, Neptuno a cruzar o Ascendente, aquela altura em que era esperado que o jovem se afirmasse, mostrasse a sua projecção, poderemos assistir a uma apatia e desinteresse (horas a dormir ou em actividades inócuas) que vai trazer conflitos com os pais (se ainda viver com estes), pela acomodação constatada. Acontecendo aos 50 anos, o momento de reclusão vai incidir nas actividades e grupos sociais, a sua relação com o parceiro vai estar na berlinda, a pessoa vai desejar um conforto e compreensão que sente ter perdido algures e não encontra nos locais que frequenta, a necessidade de evasão em busca da complementação.

Já no caso de Neptuno cruzar o Meio-do-Céu de um jovem na altura em que deveria estar aplicadissimo nos estudos, poderá acontecer que os desvios sejam mais artisticos e utópicos, quase sempre os estudos ressentem-se e escusado será dizer que os problemas com os pais que não entendem aquele desleixo ou desvio. Com 40 e tal anos, este mesmo contacto trará dificuldades no campo profissional, altura em que por descontentamento próprio ou por a realidade assim se materializa, este se dilui.

Um trânsito de Neptuno é um dos mais difíceis pela apatia, desinteresse, falta de animo, de concentração, de focos que se sente; neste ultimo caso quando a Marte. O planeta que representa o estimulo e o que que nos faz andar, a qualidade da energia que é necessário aplicar para obtermos o que necessitamos. Ao longo da vida vamos conhecendo aquilo que nos impulsiona, que nos faz mexer e de repente entramos numa fase baralhada, em nada parece merecer esforço, as dúvidas tomam conta a impedir qualquer iniciativa ou empenho. Os planos ou se desfazem ou perdem consistência depressa demais. Claro que aonde e os assuntos que Marte rege no mapa, serão aqueles que tendem a sofrer mais.

O que torna os transitos deste planeta mais dolorosos, é a falta de compreensão e logo a solidão que sentimos, estamos cheios de dúvidas, confusos e ninguém nos entende. Por isso também acontece que em fases destas se procure a ajuda ou apoio em algum tipo de culto transcendental.
O conforto parece que nos vem do que fica além do mundo à nossa volta, numa sublimação.

Se pudéssemos desligar a vida, as actividades sociais e profissionais e partir num longa viagem, voltando fresquinhos da silva. Na maioria dos casos isto não é possivel e há que viver o melhor possivel, conviver consigo próprio e mais perto de si do que nunca, ouvir-se, meditar, pintar ou escrever (mesmo que não mostre a ninguém).

Neptuno tem estado nos últimos anos a sair lentamente de Aquário, os que têm planetas e/ou angulares nos signos Fixos (Touro, Leão,  Escorpião) têm provado desta poção, consoante o grau, esta viagem está prestes a chegar ao fim, já no inicio de 2011 para outros no de 2012.

13 comentários:

Unknown disse...

Olá Ana Cristina,

Reaprendendo na pele o que estar a iniciar uma quadratura Neptuno - Marte. Ainda a procissão vai no adro.

Solidão, foi a principal palavra que eu escolhi do seu texto.

Abraço.

Ana Cristina disse...

António e pq tantas vezes nós a escolhemos ou nos abandonamos a... Abraço

Sandro69 disse...

Com o atual trânsito de Netuno em quadratura ao meu Netuno natal retrógrado, regente do meu Asc, sei bem do se trata essa confusão, apatia, indolência, etc. É um grande exercício da paciência!

Aos poucos ele vai se aproximando da quadratura ao meu Marte natal, já flito com a conjunção com o Netuno natal.

Mas é somente em 2014 que ele faz conjunção perfeita ao meu Asc em Peixes. Muita energia pisciana liberada...

O que poderei eu fazer? Canalizar para a Arte. Cinema, teatro, fotografia, literatura... são os caminhos positivos que antevejo para lidar com esse longo trânsito sem perder o pé da realidade. Subsidiar e materializar os sonhos!

Abraços

Ana Cristina disse...

Sandro, estar consciente já é outro ponto positivo, entender que não somos abandonados mas que nos abandonamos e por aí adiante; que nasça o artista.

Abraço

hanah disse...

Olá Ana,
Me sinto vivendo, tudo ao mesmo tempo agora... e há algum tempo. 4 planetas em escorpião na 5.

Nevoeiro cheio de icebergs ...:)))
netuno trans (8) quadratura com lua e marte. reg (10)

Bjos

Ana Cristina disse...

Hanah, calculo, amigos, relações e vontade de...como nos falta por vezes a bussúla interior; muita calma, paciência e interiorização nesta hora.

Abraço

Clarissa Maia disse...

As suas palavras delineiam bem o experiência do oceano netuniano em nossas vidas... Posso falar por mim, tenho 6 planetas em signos fixos e nos últimos 13 anos viajei pelo mundo dos sonhos, sem vislumbrar porto nem chegada. Um eterno labirinto.

Abraços!

Ana Cristina disse...

Clarissa, grata e bem-vinda, que os 13 anos lhe tenham trazido a clareza que encontramos quando nos perdemos :)

Abraço

Sandro69 disse...

Sim, que venha o artista! Mas lentamente, como a dança da chama de uma vela...

Sobre os trânsitos de Netuno... Uma amiga com Vênus, regente do seu Asc, na Quinta Casa. Netuno fez conjunção a Vênus nesses meses... Noivou e foi inscrita no concurso da TV para a seleção de novos ídolos... E foi aceita!!!

E o que acontece quando Netuno trânsita pelo FC?

Ana Cristina Corrêa Mendes disse...

Sandro, esse exemplo é excelente, Neptuno rege os meios como TV, fotografia e cinema. Tb tenho 2 amigas que tiveram uma aparição esporádica na TV, com um transito de Neptuno.
Como todos os transitos, depende muito da carta pessoal (do conjunto) no FC, está também a aspectar ao MC, para um artista eu diria que era fantástico, vale a pena verificar trânsitos importantes deste planeta no passado. Como estes funcionaram na vida e não se ficar só pelo menos bom, rever o que veio de bom então.

Abraço

Sandro69 disse...

Bem, lá por 2014 minha esposa estará experimentando o trânsito de Netuno em seu FC, e em 2015 uma oposição a sua Lua natal no MC. É bastante tempo pra se preparar para esse trânsito...

astrovidas disse...

Olá Ana Cristina, a principal Licção que tiro de Neptuno em Aquário é a dissipação de algumas bolhas de ilusão que estão acontecendo na área do meu actual trabalho, tenho Aquário na casa 6.

Abraço

Ana Cristina disse...

Olá Rui, isso só poder ser bom :), para si. Grata pela visita.

Abraço