15 de dez. de 2007

Segurança


Once men are caught up in an event, they cease to be afraid. Only the unknown frightens men
Saint-Exupéry , Antoine de

Todas as mudanças são precedidas de medo, independentemente das razões que as provocaram. Somos obrigados a sair da zona de segurança do território familiar.

As grandes mudanças estão devidamente assinaladas, na carta astrológica de cada um de nós. Por vezes queremos muito e nada acontece, outras há em que sentimos a mudança no ar e há ainda aquelas alturas em que tudo parece se desmoronar... e somos forçados a mudar.
Ao estarem assinaladas, são indicativas do que está a ser pedido em determinada altura da vida, indicações claras ou seja se é a relação pessoal que está sob escrutínio, não inventemos outro "problema" como manobra de diversão.
Mais do que "resolver" a situação, a linguagem astrológica oferece a possibilidade de uma visão abrangente do "assunto". Portanto, planear, agir ou aguardar, facilitar a mudança significa simplesmente não resistir.

Tenho para mim que as mudanças fazem parte do processo evolutivo do indivíduo, o nível de maturação, a preparação adquirida e o empenho é que vão colorir a próxima etapa de vida.
Qualquer tentativa de fugir ou evitar a mudança pedida, resulta num processo penoso e desgastante. Adiar implica pagar mais caro, com juros.

Em Portugal, até há bem pouco tempo, passar uma vida inteira num determinado emprego, era sinónimo de estabilidade; encontrar uma colocação na função pública, era sinónimo de emprego para a vida inteira. Os tempos mudaram, hoje sabemos que se dá valor a uma experiência mais ecléctica,.. a função pública é só estar a par da actualidade.
Caso para dizer a "tradição já não é o que era" um bom slogan para Plutão em Capricórnio.

A casa X numa carta, representa a autoridade, a profissão, a reputação pública regida por Saturno, o administrador da ordem social, da segurança construída paulatinamente, tipo conta poupança reforma. Quero dizer que o tempo corre a seu favor. Preserverança e paciência são as palavras de Saturno.

Saturno, é que irá estruturar os nossos ideais e sonhos. No caso de querermos lançar um novo projecto, Saturno ajudará no trabalho necessário até que este se torne real.
Caso o sonho não tenha alicerces, Saturno ajudará a separar a realidade da ilusão.

Em alturas de mudança, por vezes vemos desaparecer as seguranças, para percebermos como eram uma ilusão.
Encarar as mudanças como ajustes e oportunidades para fazer melhor, parece ser a solução.

Nenhum comentário: