22 de mar. de 2008

Determinação


A palavra que me ocorre para descrever Marte-Saturno, já aqui falei da energia combinada dos Planetas Marte-Plutão, e estando o Sol no signo regido por Marte nada mais normal que continuar a falar deste e em algumas das suas facetas reflectidas em diferentes padrões decomportamento. Como acontece quando temos um Marte-Saturno, quero dizer quando a energia dos dois tende a colidir (=aspecto tenso), a vontade do primeiro versus a disciplina e cautela do segundo.

A primeira imagem que me ocorre é a da luta entre pai e filho; o pai dedicado e cauteloso que quer educar e proteger o filho, que poderá interpretar esta atenção como exigência e controle castrador. O filho uma criança vibrante e um tanto traquina ávida de experimentar e mostrar como consegue fazer as coisas sozinha.
Todos conhecemos esta dinâmica. Agora imaginem esta mesma "batalha" travada no interior de uma pessoa; é o que acontece sempre que Marte-Saturno se encontram em tensão no horóscopo individual.

São várias a hipóteses a considerar; o Marte que desiste, a tal da falta de força de vontade, por ter sido tão podado que acha que nem vale a pena tentar ou iniciar o que quer que seja. Aquele que desiste antes de ter começado,o que poderá dar aso a estados de frustração preocupantes. O Marte que já aprendeu que se empenhar vai conseguir o que quer para si, terá porventura aprendido a pulso o seu caminho entre as pedras. Esta combinação acarreta sempre trabalho, apelando à determinação do individuo.

Continuando com a parábola do pai e filho, aquela criança cheia de vontades (=Marte) que depois do pai receoso (=Saturno) lhe ter negado o desejo de ir acampar com os amigos, não vai desistir de tentar convencer o pai e tudo fará para provar ao progenitor que é responsável, capaz e independente.
O pai, bem vai depender do nível que este como adulto tiver atingido, de como trabalhou os próprios receios, vulnerabilidades e ansiedades.
Trabalho individual obrigatório, que relembro está dentro de um só individuo; ou seja aquele que convive com esta tensão toda a sua vida, poderá vir a desenvolver comportamentos de disciplina, estratégia, determinação e dedicação, frutos do trabalho árduo que lhe foi desde sempre familiar para obter o que queria.

Nenhum comentário: