17 de nov. de 2008

lunaridades


O que cada um disfarça e protege, é quase sempre sem excepção também o ponto mais vulnerável do individuo. Aquele que aprendemos desde muito cedo a proteger para que não seja exposto de tal forma que o processo poderá ser inconsciente. Mas não é que parece um há íman, a atrair aquilo que tanto se foge? Deve ser para que aprendamos a viver, aceitar e integrar essa parte de nós.
A Lua representante da nossa vontade dominante, simbolismo da emocionalidade e daquilo que necessitamos para nos sentir confortáveis emocionalmente, a principal reflectora da energia Solar; deveria estar sempre livre e desimpedida para ser ir em busca daquilo que precisamos. Seria tudo mais fácil, se a Lua não fosse pressionada por outros (aspectos tensos com outros planetas) ou pela sua posição em casas que a convidam aos disfarces comportamentais e ao secretismo, passando imagens erróneas nessa necessidade atávica de se disfarçar.

Raramente encontramos as características da Lua, genuínas e puras na idade adulta. Reparem na Lua nas casas de Água, 4, 8 e 12; independentemente do signo onde se encontrem, podem estar certos que as emoções são fortes e escondidas dos outros para que o próprio possa lidar com a vida mais livremente dando a quem as tem ali, uma sensação de protecção, a do seu esconderijo, podendo passar aos outros uma ideia de distância. A Lua num signo deste elemento teme a imperfeição, busca e dá prioridade ao conforto emocional.


A Lua nas casas do Elemento Terra, 2, 6 e 10; estará muito mais voltada para fora para a construção, para que lhe reconheçam o valor. A Lua neste Elemento é muito assertiva no que respeita à sua auto-suficiência, necessita esconder as fraquezas, num exercício fantástico de resistência; usando valores materiais, trabalho ou responsabilidade para se protegerem dos assuntos que os deixam desconfortáveis.

A Lua nas Casas de Ar, 3, 7 e 11 necessita se afirmar intelectualmente, dá importância aos valores sociais, usando como protecção a negação, mudar de assunto será a fuga predilecta, uma necessidade de se justificarem para se protegerem da desilusão.

A Lua nas Casas de Fogo, 5, 9 e 1, é uma Lua exagerada, gosta de se gabar e usa muitas vezes o humor como forma de protecção. A sua necessidade de apreciação ao nível de estrela principal é enorme.

22 comentários:

Unknown disse...

E se lhe dissesse que o meu fim-de-semana foi passado a tentar ordenar parte dos sentimentos escondidos e alguns deles descritos por si?

Boa semana,

António

Ana Cristina disse...

Dizia-lhe que não esteve sozinho :-)

Astrid Annabelle disse...

Ana Cristina!
Esse texto foi um tiro fulminante!
Aqui no Brasil se diz assim " pegou na veia!" Ai,ai...
Beijo.
Astrid

Ana Cristina disse...

Astrid :-) agora vamos ressuscitar, de vez em quando temos que morrer para algumas coisas :-)...ninguém disse que iria ser fácil.
Abraço

princesaesquimo disse...

Mas anda tudo a pensar no mesmo? Mas ninguém diz tem mesmo a ver com uma Lua em Peixes, moi.
Beijinhos

Ana Cristina disse...

LOL, deve ser por estar na casa onde está! Patrícia...já a minha tão faladora vira muda :-)

beijo

Anônimo disse...

Exageraaaaaaaaaaaada ???
Bem tento explicar à Lua que não se arme em estrela porque é simplesmente um satélite... : )
(e confirmo o humor como forma de protecção)

beijinho, Joana

Ana Cristina disse...

Joana, então desejo-lhe muitos palcos pela vida fora :-)sempre com o papel principal, claro está.
Beijinho

Anônimo disse...

Ana Cristina, não sei se entendi bem...
quando diz "... casas que a convidam aos disfarces comportamentais e ao secretismo, passando imagens erróneas nessa necessidade atávica de se disfarçar"
... quer dizer a energia (signo) da Lua pode estar a ser ocultada pela necessidade de se proteger do palco (casa) onde se insere ? E se assim é, por exemplo, todas as qualidades de fogo de uma Lua de água numa casa de fogo... (ou qualidades de água de uma Lua de fogo numa casa de água...) são um instinto de protecção ?

Joana

Ana Cristina disse...

Joana, uma Lua mesmo que um signo de Fogo, poderá ter um comportamento menos exuberante e fogoso se numa casa de Água. Ou seja a casa onde está e o signo terão que ser analisadas em conjunto...respondi à sua questão?

Anônimo disse...

Mais ou menos...
tento explicar melhor a minha dúvida:
primeiro diz que a Lua "deveria estar sempre livre e desimpedida para ser ir em busca daquilo que precisamos"
depois que "Seria tudo mais fácil, se a Lua não fosse pressionada por outros (aspectos tensos com outros planetas) ou pela sua posição em casas que a convidam aos disfarces..."
E com isto eu interpretei o comportamento de adaptação à casa como disfarce... era isto que queria dizer ?
... e então estava a tentar entender o que era o 'disfarce' de uma Lua de água na casa 1...

Joana

Ana Cristina disse...

Joana, o parágrafo que refere tem informação diversa mas respondendo à sua pergunta com Lua em Água, temos o reino da emoções, o signo irá dar mais indicações, caso seja pressionada por outros planetas, ainda outros ingredientes devem ser juntos à análise. Na casa 1 a Lua quer fazer as coisas à sua maneira. :-)
Mais claro agora?

Anônimo disse...

Obrigada pela paciência Ana Cristina, sim mais claro.
Adormeci a pensar no 'disfarse' como modo de protecção... e veio-me para o caso a imagem de um mimo ou palhaço.
Fico sempre surpreendida com as imagens que escolhe como ilustração. Além de bonitas são sempre muito assertivas.
Abraço, Joana

Ana Cristina disse...

Joana, faço-o com todo o gosto, não é preciso paciência :-), exacto disfarce tinha aqui esse sentido mesmo. A escolha das imagens dá-me sempre um gozo muito especial :-)
Abraço e um bom dia.

Anônimo disse...

mais uma pergunta então ana cristina : ) acha que faz sentido mimo ou palhaço como disfarse de Lua na casa 1 ou seria mais de casa 5 ?
Joana

Ana Cristina disse...

será excentricidade Joana? Algo que também se alia à Lua no AS.

Anônimo disse...

pode ser sim Ana Cristina... reconheço-me um pouco nesse disfarce (mesmo estando a Lua (Peixes) num signo diferente do ascendente e bastante longe dele) ; )
obrigada mais uma vez
J.

Ana Cristina disse...

:-) de nada Joana.

Fada Moranga disse...

Ola Cristina!
Obrigada por este texto. A minha lua gostou muito! :-)*

(Lua em conjuncao com Urano, em Balanca, no Ascendente)

Ana Cristina disse...

Olá Fada, :-) calculo que também deve ter gostado de "alguns" comentários. Uma graciosa independente.
Obrigada pela visita.

Marisa Borges disse...

As coisas chegam de facto no tempo certo. Andava hoje a passear por aqui, devido ao Úrano e cheguei à lua...

Impressionante! Ainda ontem, por a lua estar a fazer conjunção à minha natal, as emoções andam um pouco ao rubro e meio descontroladas (não devia ter estado com a família ehehehe)...o que fiz para ordenar essas emoções!?! Aquilo que me ajuda sempre a pô-las em ordem, arrumar coisas, limpezas...lua na casa 6 :) (não percebo porque ainda me impressiono, mas que fiquei impressionada fiquei!)

E não é que só hoje eu percebi que era daí, sempre achei que seria do meu ascendente! Caranguejo!

Obrigada Cristina, muito obrigada pela luz lunar ;) e parabéns pelos textos excelentes!

Ana Cristina Corrêa Mendes disse...

Grata pela visita Shin Tau e pelas palavras. Mas :) não deixa de ser o seu Ascendente, procure um semelhante com o mesmo AS e a Lua noutra posição e veja como actua para obter o conforto de que necessita:)

Abraço