24 de nov. de 2008

reflexões


Foi no final de 1995 que Plutão entrou de vez em Sagitário, e foi naquela época que na minha vida se verificou uma profunda alteração, daquelas de carácter definitivo, pensadas, custosas, não quer dizer que depois e ao longo dos anos não tivessem acontecido alguns ajustes. Volvidos 13 anos e propósito de Plutão a mudar de signo e casa e, as suas reflexões na vida individual, outras alterações se perfilam para muitos. É muito provável que esta mudança seja acompanhada por uma mudança de perspectivas como se fosse uma mudança de pele e são estas que nos conduzem à alteração real. Sinal que não há estagnação. Tenho que ressalvar que astrologicamente deveremos encontrar outros indicadores a reflectir as áreas em ebulição e claro está ter em conta a realidade individual. Voltando ao exemplo, na altura as mudanças foram públicas, já que envolveram a minha carreira profissional, o que a seu tempo acabaria por modificar também as relações sociais. Na altura também a nível pessoal-emocional travei diálogos profundos e alguns bem difíceis. Volvidos 13 anos, (também um ciclo completo de Jupiter) um novo ciclo se fechou para dar lugar a outro, uma nova mudança de pele e de perspectivas. Para os que são estudiosos, acrescento um aspecto que podia ser visto na carta na altura, um arco solar de Plutão=Saturno, ou seja um contacto de Plutão idêntico ao que agora tem lugar. Também naquela altura houve um acordar para a realidade e para o concreto. Olhando para trás, o que foi doloroso então foi relembrado agora, talvez a recordar que o passado importa e se algo ainda nos incomoda é porque ainda é presente, sendo agora o tempo de decidir o que fazer com, antes de abraçarmos este novo ciclo. Se tiverem idade para e se quiserem fazer este exercício, espero que este vos traga o mesmo alivio que me trouxe a mim, não se foquem no que os magoou mas no que reconheceram em vós e aonde isso vos levou na pessoa que são hoje. Não será a mesma de há 13 anos, se bem que podendo confrontar-se com situações idênticas estará muito melhor armada para ir buscar aquilo que necessita para se sentir preenchida e completa, não vale a pena ignorar.


O presente não é um passado em potência, ele é o momento da escolha e da acção.
Simone de Beauvoir

12 comentários:

Unknown disse...

Ana Cristina,

No que me diz respeito, foram anos prodigiosos, dolorosos e agora estamos a encontrar outra pele, outra forma de estar.

Apreciei muito este texto e peço-lhe para o colocar no Nova-Lis dentro de dias.

Abraço

Ana Cristina disse...

António também tive de tudo, 13 anos é muito tempo.
Abraço para si e obrigada pela apreciação :-)

Maria Paula Ribeiro disse...

Bom dia Ana,

Introspectivo este teu post. Esse período que te referes, Plutão ingressava, na minha casa 8, continuando na 9. Período de mudanças importantes. A eterna incógnito a escolha do curso superior, onde ingressei mas fiz a transferência no final do ano. Um verdadeiro período de instrução! Período de viagens pelo mundo fora; e por dentro pois foi um encontrar de um caminho pensado perdido, religiosamnente.
Aqui estou eu, obviamente "de pele mudada" onde no seguimento de Plutão a ingressar na minha casa 10, uma nova e eterna incógnita se depara: Terá sido o bom caminho percorrido?

:) uma boa semana para ti
Jinhos

Ana Cristina disse...

MP obrigada pela tua resposta tão completa, Plutão na 9 e a aprendizagem, agora na 10 quererá fazer jus. A resposta ao bom caminho, só tu a podes dar :-)e parece-me que sabes...
Boa semana para ti

Maria Paula Ribeiro disse...

Sinceramente não sei...

Esta minha quadratura Sat tr Sat natal, deixa tudo tão enevoado que é difícil encontrar discernimento...

Alguém quer este trânsito? :(

Ana Cristina disse...

MP, nebuloso está o tempo :-), cada um a seu tempo...

princesaesquimo disse...

É extraordinário, mas eu não me lembro de nada marcante nesta altura e estava perto do ascendente e antes ainda de Neptuno.
Estou a ver que Plutão simpatiza comigo...dessa vez não doeu.
Beijinhos

Ana Cristina disse...

...porque assumes que teria que ser algo drástico? :-)

princesaesquimo disse...

Pelo menos esperaria que fosse marcante e não foi.
Beijinhos

Ana Cristina disse...

porque conheço a tua carta, sugiro que penses um bocadinho mais e um tempinho mais à frente. bjo

princesaesquimo disse...

Mais há frente são 3 anos, 1998/99 aí houve mudanças sim, mas Plutão já tinha cruzado o ASC e estava em pleno na casa 1. Nunca sabemos ao certo quando os trânsitos vão surtir efeitos, é extremamente complicado.
Beijinhos

Ana Cristina disse...

engraçado sem piada nenhuma, Patrícia eu tinha respondido a este teu comentário, onde dizia que sim podemos ver o transitos surtir efeitos. Acontece é que muitas vezes gostaríamos de que estes tivessem sido mais acentuados, parece que se verificou uma certa inconsciência...