21 de abr. de 2009

a idade das perguntas


Lembram-se dessa altura da vossa vida; eu entre os 8 e 9 anos, cansava todos com os inesgotáveis porquês, ver um filme comigo devia ser um autêntico teste à paciência, até me ofereceram na altura o livro dos Porquês. As imagens que me surgem quando penso na Casa 3, são a de uma criança cheia de vida que corre de um lado para o outro e se senta de repente para fazer uma pergunta, para logo depois continuar a saltar e daí a pouco voltar com um outro assunto e nova pergunta. Uma verborreia mental, uma vontade de saber, de falar, o reunir conhecimentos e expressá-los sem cerimónia ou discriminação; não é tão importante a qualidade mas quantidade e aparecer mentalmente e verbalmente. Mostrar que sabe e as palavras que aprendeu mesmo que não lhes conheça o significado.
Falo de Mercúrio e dos assuntos da Casa 3, que como sabem os interessados em astrologia também é a casa dos irmãos e da vizinhança, a casa da 1ª aprendizagem onde incluo a escola primária, a base para um dia mais tarde seguirmos estudos superiores que é assunto da Casa 9 e que acontece ser a oposta à 3ª que é o mesmo que dizer a 7ª a complementação, o estudo superior que vai ser o par perfeito para a nossa curiosidade mental.
Este eixo também nos dá indicações das viagens afinal uma outra forma de aprender e expandir a nossa visão pelo que faz todo sentido Júpiter dos outro lado a reger a 9ª onde se potencializa alargamento de horizontes.
Nem todos temos Mercúrio e Júpiter como regentes deste eixo, mas todos pensamos, comunicamos e temos sonhos. Quanto mais activada estiver a Casa 3, mesmo sem que lá existam planetas, podemos contar com um comunicador e um viajante. O planeta regente indicará a qualidade e modo de como e quanto.

Edith Piaf, dizia que tudo o que tinha feito era desobedecer e também dizia que sempre soube que iria deixar marcas no mundo da canção, assim como o sucesso fora de fronteiras era o verdadeiro sucesso onde não entendiam as palavras que ela cantava mas as sentiam. Olhar para a carta dela e ver que a Casa 3 é regida por Úrano, dispositor final, que residindo ali sugere muitas vezes que existe uma boa dose de rebelião e, peregrino (não faz aspecto Ptolemaico com outros planetas), fica mais forte pela impunidade da imunidade. Não teve vida longa, viveu antes da era digital e no entanto não acredito que haja alguma alma que não a conheça e não lhe reconheça a singuralidade.

Singing is a way of escaping. It's another world. I'm no longer on earth.
Edith Piaf

24 comentários:

Maria Paula Ribeiro disse...

Ana,

O livro dos porquês....he he he
E agora é exímia em explicar os porquês!!!!!

LOL, eu nem comento a minha 3, "verborreia"... :))))

Jinhos

Ana Cristina disse...

Mary Zulu olha que tua até é um bom case study :-)

princesaesquimo disse...

Eu tenho uma cá em casa que é demais, regente da 3, o Sol conjunto (1º) a Plutão na 7. Plutão é o planeta oriental. Promete!
Beijinhos

Fada Moranga disse...

Ola Ana Cristina! Tambem tenho esse livro :-) E tenho Sagitario/Gemeos no eixo 3/9, ainda por cima com o Jupiter agarrado ah Venus e o Mercurio agarado ao Sol... Eu era completamente "agarrada" ah Tele-Escola!

E sinto mesmo os textos mais bonitos.
Beijos***de Fada e ate breve

Ana Cristina disse...

Pois terás que ponderar na vossa relação, mãe - filha como tu como estudante atenta já deves saber :-), e vais aprender muito...beijos:-)

Ana Cristina disse...

Fada um requinte de mente e expressão, o efeito da Vénus está aí para todos verem e se deliciarem. Beijos

Sandro69 disse...

Ana,

O casal de crianças me lembrou de minha infância. Tenho Saturno na Casa 3 em Touro, com Vênus regente na Casa 4 em Gêmeos. Fui um menino muito calado e taciturno, com dificuldades para me relacionar com as pessoas ao meu redor. Minha infância foi inteiramente restrita aos limites do apartamento, onde morava, com contato apenas com meus pais, avós e minha irmã mais nova.

Esta por sinal, tem Marte, regente do seu Asc na Casa 3 em Gêmeos, com Mercúrio regente na Casa 7 em Libra. Desde muito pequena ela foi de brigar muito comigo, com boas unhadas e mordidas. Falava muito e sempre em tom muito alto. Chegava até a gritar. Até hoje fala muito e sempre quer vencer os outros na conversa...

Também minha esposa tem Marte na Casa 3, mas em Aquário, tendo Urano regente na Casa 11 em Libra. Como ela diz, "prefere pecar por falar muito e dizer suas verdades do que se calar"... Agora imagine quando as duas se encontram para conversar... Eu saio de fininho do meio da falação...

Abraços

Ana Cristina disse...

Sandro obrigada pelo seu testemunho, um bom exemplo de Saturno relacionado com esta Casa, e veja também as condições (aspectos que faz) do Saturno e da Vénus que a rege :-)
Abraço

Sandro69 disse...

Ana,

Vênus está em quadratura com a Lua na Sétima em Virgem. E Saturno forma quincunce com o MC (Sagitário) e Sextil com Asc (Peixes).

Abraços.

Ana Cristina disse...

Sandro obrigada, percebo a importância do feminino, que trás da infância :-)e recordo o 1º comentário que aqui deixou.

Christiane Forcinito Ashlay Silva de Oliveira disse...

Ana

Puxa que legal!

Eu amo estudar. Acho que nasci para isso, ultimamente é o momento em que estou e fico mais feliz...

Tenho saturno na casa 3 em gêmeos porém a cúspide da três é em touro e o regente na 10 ( que é capricórnio) e há um stelium lá ( sol, vênus, jupiter, mercúrio, nodo norte). MInha infância foi bem restritiva mãe muito opressora e exigente. Sempre fui responsável e estudiosa.

Minha liberdade era estudar. Aprendi tudo muito cedo. Minha casa 9 em escorpião e há lá lilith, marte e netuno (conjunção) em sagitário e meu MC é em sagitário tb...

Estudo filosofia, amo estudar e escrever... Na verdade estou passando numa fase em que adoraria ficar sozinha no mundo vivendo como Spinoza, Nietzsche estudando e vivendo do pensamento... Liberdade, viajar... poder ser quem sou...

Há uma oposição entre satuno da 3 com os planetas (netuno, marte e lilith na 9)...

Ainda estou me analisando... E vivendo... hehehehehe

Grande beijo.

Chris :)

Ana Cristina disse...

Chris obrigada pelo testemunho, quer então dizer que a sua Vénus está disposto por Saturno! Alguém disse já não sei quem, que o homem está condenado a entender-se :-)E vc leva isso muito a sério :-)
Abraço

astrovidas disse...

Olá Ana Cristina, O meu Neptuno está na minha casa 3 em quadratura com o meu Sol na casa 12.

Mercurio está em caranguejo na 11 e gémeos com marte em conjunção no Meio do céu.

Aprender a conhecer-me através da informação que me vai chegando ´tem sido muito importante para mim.

Sempre , desde a minha infância fiz muitas perguntas de todo o tipo, agora que estudo Astrologia, fico simplesmente encantado ao tentar compreender esta maravilhosa linguagem que acho que deveria ser ensinada nas escolas.

Abraço e tudo de bom

Christiane Forcinito Ashlay Silva de Oliveira disse...

Ana

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

POis eh amiga... Mas me descobri tarde... Meu marido é que está com medo de eu neste trânsito agora de plutão em capricórnio que pega tudo lá em cima... kkkkkkkkk

Olha estou por um triz de não acabar virando uma filósofa nômade... Só falta terminar alguns passos...

O duro será deixar as filhas... Mas um dia elas me entenderão. :)

Beijos

Christiane Forcinito Ashlay Silva de Oliveira disse...

Ana

Ah agora vou procurar saber o que é isso : quer então dizer que a sua Vénus está disposto por Saturno!

hehehehehe....

Sandro69 disse...

Ana,

Obrigado pela observação, mas vc poderia me explicar melhor essa quadratura entre Lua e Vênus como sinal da importância do feminino em minha vida? Não faz muito tempo que me dei conta dessa situação.

Quanto a Saturno na Terceira em Touro, digo que me fez com o tempo me tornar um pensador muito exigente e rigoroso, que aprendeu a distinguir aquilo que é superficial daquilo que é mais profundo e substantivo. Na minha infância tive muitos problemas com os estudos básicos na escola, mas gostava de acumular conhecimento científico com enciclopédias e televisão (é o Netuno na 9!). E costumava dizer meu padrinho a meu respeito: "É o nosso cientista!".

Abraços.

Ana Cristina disse...

Rui boa continuação de estudos, pondere também sobre o regente da Casa 3, nessa aprendizagem :-)

Ana Cristina disse...

Chris, como sabe Saturno trás lentidão, o amadurecimento que se vai fazendo paulatinamente...e deverá olhar para a sua Vénus com alguns atrasos :-)...eu costumo dizer que o tempo certo para estas é depois:-)

Ana Cristina disse...

Sandro :-) sendo vc um estudante de astrologia sugiro que pegue em textos acerca da Lua na 7ª, que como sabe é a Casa das parcerias; são várias as informações que nos são sugeridas por este posicionamento, a um nível mais intimo o arquétipo feminino que buscado no casamento e a sua co-relação com a da 1ª mulher, que é a mãe.
O que acrescenta de Saturno, é assim mesmo a lentidão, a seriedade e a ambição :-)
Tenha um bom dia

Sandro69 disse...

Ana,

Muito obrigado!

Abraços

astrovidas disse...

Ana, Peixes está na 7, onde temos peixes é onde temos que nos pacificar com a vida.

È na área das relações. Onde os meus valores balançam (casa 2) entre as ilusões e desiluões.

Cauda do dragão em peixes, cabeça do dragão em Virgem.

Este ano com a oposição entre Saturno e urano

Plutão em trigno ao meu Ascendente , vamos ver o efeito que vai dar.

Abraço

Ana Cristina disse...

Rui faço votos que tu corra conforme seus planos. Obrigada

Hanah disse...

Oi Ana,
hoje parece que resolvi olhar todos os posts.
Parece-me que ando a ler com mais clareza.

Tenho Virgem na minha 3ª com uma conjunção de Plutão com Urano.

e Saturno e Quiron na 9ª em Peixes,fazendo oposição.

sinto que a minha comunicação, as vezes fica um pouco introjetada.
ao mesmo tempo que tenho gêmeos como ascendente.e mercurio conj ao sol na 4.

agora depois de ler o texto e começar a escrever, sinto que mercurio de virgem, me deixa mais descriminativa, então hesito a falar e escrever.
Dá até para perceber, pelo meu blog, que não posto comentário pessoais. Simplesmente, descrimino o quero postar e fim.
Talvez a minha lua em escorpião, me faça mais reservada.
não sei...o mais engraçado é que desde que começei a blogar, alguns blogs,que sinto mais afinidade são os que tem a mesma dinamica. Nos visitamos e sinto que temos uma "amizade" assim como irmãos, ou vizinhos.

é isso.

bjos

Ana Cristina disse...

hanah, juntando este seu comentário com o anterior, Sol-Mercúrio possivelmente em Libra, faz de si uma idealista :-) e os assuntos sociais na ordem do dia. Sem dúvida que Virgem na Cuspe da 3ª lhe incutem um senso discriminatório. E claro que uma Lua em Escorpião precisa ser auto-suficiente e responsável preservando a sua privacidade.
Conhece um ditado que fala de "que até as pedras se encontram", :-) a sensação de reconhecimento é muito boa. Grata.