29 de abr. de 2009

meu amor


Quando me iniciei nos estudos de astrologia e, numa palestra ouvia falar das Casas chegados à Casa, eu fiquei em pânico, o palco da criatividade e eu não tinha lá planeta nenhum! Até aprender que afinal havia salvação para mim, Vénus regente abraçadinha a Júpiter e ao mesmo tempo aprendi que há o mas. O Mas que se refere às condições de como está o regente da Casa e/ou os residentes se encontram no horóscopo, mais ou menos libertos... Esta introdução visa chamar a atenção para a unicidade de cada um no que toca à expressão de amor, expressão da criatividade, expressão da nossa joie de vivre, isto é o que faz de cada um de nós artistas únicos. A nossa capacidade de correr riscos, o risco de nos expormos.
Afinal sendo a Casa natural do Sol, o astro rei não quer ser igual a ninguém, quer ser soberano, adorado como os apaixonados e os filhos querem.
Reparem como esta Casa faz um aspecto dinâmico natural (quadratura) com a 2ª Casa, a da auto-estima, damos tanto mais quanto mais confortáveis estejamos na nossa pele. Conhecem a frase de que não podemos amar sem que gostemos de nós? Pois precisamos estar plenos de guloseimas para dar e adoçar o nosso amor, seja ele na pele de um(a) amante, filho ou arte.

Sei que me repito mas tem que ser, não há bons nem maus planetas e não é por Saturno estar ligado a esta que seremos confinados à restrição amorosa, podemos dizer que estamos condicionados e já se sabe que em sendo Saturno vai ser onde se nos apresentam mais hipóteses de trabalho afincadamente. Talvez por isso encontro Saturno em muitas cartas de artistas plásticos, profissionais criativos e prostitutas.
Não posso falar desta Casa sem a referir e apontar como parte integrante do perfil sexual, a completar a 8ª onde nos misturamos com o outro em aspecto dinâmico com esta 5ª Casa; Pablo Picasso ficou tão conhecido pela sua arte como pela sua vida amorosa; com a 5ª regida por Jupiter que conjunto a Plutão que lhe dava uma intensidade acrescida e, sensualidade ambos dispostos por Vénus, o universo feminino trazido da infância Plutão a co-reger a 4ª Casa regida por Vénus. A Lua na 5ª a projecção dramática em aspecto quindecile a Jupiter, excessos emocionais e as erupções que lhe eram características. A Casa 8ª regida por Úrano que estando bastante livre no horóscopo de PP, o libertou para as várias formas de viver a sua arte e paixões fora do comum e das convenções.

Never permit a dichotomy to rule your life, a dichotomy in which you hate what you do so you can have pleasure in your spare time. Look for a situation in which your work will give you as much happiness as your spare time.
Pablo Picasso

29 comentários:

Adelaide Figueiredo disse...

Ana,

Magnífico!!!

A minha Casa 5 em Peixes, sem planetas, regida por Júpiter R na Casa 8 em Gémeos e co regente Neptuno na 12 em Balança.
Não tem sido fácil :)

Abraço

Ana Cristina disse...

Adelaide obrigada, Peixes regido por Neptuno e pelo que diz na 12, onde os planetas adquirem um comportamento vago e ilusionista :-). A 2ª regida por Jupiter, a ver as condições deste para completar o quadro.

Maria Paula Ribeiro disse...

Oi oi

Hoje não quero saber da casa 5, ;-)
Ainda estou a pensar...

Mais logo!
Jinhos

Ana Cristina disse...

Maria Paula entendo-te mas tb te digo que em breve vais querer saber e falar dela :-) bom resto de dia.

Unknown disse...

A minha 5 com Neptuno lá dentro... Bom, o melhor é não me lamentar, pois as coisas não me estão a correr nada mal. O «pior» é que já comecei a sentir a oposição de Neptuno a Saturno. Que seca!

Até amanhã.

Ana Cristina disse...

:-) António as melhoras, mas note que o nosso amiguinho Saturno se prepara para mudar de direcção...just my 5 cents.
Abraço

Sandro69 disse...

Ana,

Gostei da definição: "Joie de vivre". Passei boa parte da minha vida negligenciando a casa 5, fosse por motivos de educação, fosse por motivos religiosos. Levava uma vida triste.

Quando me interessei por astrologia descobri a minha casa 5: Sol (26o 08') conjunto a Mercúrio (21o 14') além de Lilith (14o 14') todos em Caranguejo. Um forte posicionamento na casa 5. Brincar, divertir-se são as atividades fundamentais para minha vida, aquilo que me energiza e me faz estar plenamente vivo, imerso na existência. Festas, música ao vivo, muita dança e animação e vamos até o dia amanhecer que o bom da vida é sentir-se prazeirosamente vivo!

A arte me seduz profundamente e me energiza também. CRIAR é algo fundamental. E com o trígono entre Sol e Mercúrio com o meu Netuno Retrógrado na nona casa, a criação é algo que envolve muita inspiração e imaginação e sofrimento.

Sendo a Lua regente da minha casa 5 e estando na casa 7 em quadratura com Vênus na 4 casa, o feminino, a mulher, a sedução, o romance como parte da diversão e da expressão artística estão muito exaltados na minha casa 5. Diria que é a casa de um "bon vivant".

Abraços

Christiane disse...

Affff

E eu estou sofrendo muito hoje!!!! Vocês não imaginam!

Minha casa 5 é em câncer, o regente da cinco está na dois em touro que faz trígono com venus e mercúrio em capricórnio e quincuce com marte e lilith em sagitário...

Bem vcs sabem que plutão está am capricórnio e eu enlouquecendo... com vontade de sumir do planeta Terra... Podia existir uns comprimidos para dormir e vc acordar daqui um ano....

Essa angústia nunca vai passar? Ai se u pudesse anônimamente contar tudo que se passa... POis se eu falar ainda posso morrer por isso sabia?

nossa....

Ana Cristina disse...

Sandro, sou-lhe grata pelo enriquecedor testemunho e claramente explicado. Todos nós fomos de alguma forma condicionados pelos pais, ambiente socio-cultural e religião, depois temos uma vida inteira de trabalho para nos individuarmos :-)
Abraço.

Ana Cristina disse...

Chris, então com a Lua na 2ª e não refere nenhum aspecto tenso, não esta casa que lhe oferece preocupações :-) gostando de um glamour e segurança.

De resto Chris todos temos dias e dias, força aí que não há mal que sempre dure. Fique bem e abraçinho.

princesaesquimo disse...

Olá Ana Cristina

A minha em Carneiro, com Marte na 10. A Parte da Fortuna está lá. Sem dúvida que estes assuntos são muito importantes e tomam a dianteiras, a minha filhota, os meus prazeres, são onde procuro conforto e bem estar.
Curioso que ainda hoje estive a pensar nisto a prpósito do dia da mãe que se aprxima.

Beijinhos

Ana Cristina disse...

Sam, sem dúvida que tomam a dianteira, o teu Marte a necessitar IMENSO de agradar :-) e ser apreciada. :-) A Princesa deve estar mais ocupada que tu a fazer o teu presente :-) Beijo

hanah disse...

Ólá Ana,

Amei a frase de PP.

A "maioria" do meu mapa se concentra na 5ª em Escorpião. Stelium.... Lua, Marte, Vênus e Netuno.

Jupiter em Cancer 2ª, fazendo conjunção com Asc Gem
Saturno na 9 opo a
plut e uran na 3
sol e merc na 4 quadratura com Jupiter

eis o meu mapa...

... estava lendo em algum lugar, que mapas com poucos desafios não são nada "bons".


O que posso dizer é que sinto, compulsão por estar criando sempre.
Qualquer coisa que esteja fazendo ´tem que` ... ser de forma criativa.
Se estou fazendo comida, tenho que colocar algo a mais, diferente, sei lá... senão não sou eu ...
por mais trivial que pareça aos olhos dos outros.

Te conto que trabalhei durante algum tempo com identidade corporativa.
Criando marcas para empresas.
e Desktop Publishing.

Já fiz um pouco de Teatro e cinema quando mais nova. Assesoria de imprensa de espetáculos de teatro/dança, camareira. ... rs... tudo que possa estar próxima a um palco...

E juntando com os comentários anteriores, uma `dramática idealista`...ou uma ´ídealista dramática´ rs, já nem sei mais... rs



:) beijos

Ana Cristina disse...

Hanah :-) a frase é a sua cara, ou a sua carta :-) idealista e promotora, uma verdadeira artista necessita de um boa dose de dramatismo.
Beijos e obrigada pelo seu fantástico exemplo de uma potente Casa 5.

hanah disse...

Olá Ana,

Obrigado você, por que às vezes acho que ando um pouco fora de mim ...

ah.. estou no ´aguardo` do trânsito do dia 27/05.


bjos

ॐ Hanah ॐ disse...

Ana,

desculpe , mais não entendi a parte de Saturno.

(...Saturno estar ligado a esta que seremos confinados à restrição amorosa, podemos dizer que estamos condicionados e já se sabe que em sendo Saturno vai ser onde se nos apresentam mais hipóteses de trabalho afincadamente...).

*****
o que posso dizer também é que sempre ´me atrai´ alguem esquisito e/ou impossivel... e tb os artistas em sua maioria...

a carta do PP, está parecida com a minha... :)))

e também que as vezes me apraz ficar só...

bj

Ana Cristina disse...

Hanah, usei o exemplo de Saturno precisamente pela sua seriedade e sem se tratando de uma casa de expressão amorosa, para dizer que também a haverá mas tomando uma expressão diferente do que se for regida por Vénus. No caso dos artistas, essa expressão por vezes é sofrida e trabalhada de onde sai a sua arte... mais claro agora?
Tenha um excelente dia.

hanah disse...

Sim claro...

Bom dia para ti também...

astrovidas disse...

Olá Ana a minha casa 5 tam sido um ponto sensivel no meu Mapa.

Com um Saturno em Capricórnio oposto a Mercurio em Cancer.

Estas energias têm sido canalizadas a tentar criar estruturas sociais.

Quando mercurio não se deixa levar pelas emoções da Lua.

Além disso gosto de todas as formas de arte, musica, pintura fotografia.

A casa 5 é a casa natural do meu signo Leão, estou sempre a procurar criar, mas ao mesmo tempo existe um lado de mim que bloqueia um pouco nos assuntos da casa 5.

Boa Noite

Ana Cristina disse...

Obrigado pelo seu comentário Rui, votos de um bom dia criativo.

Anônimo disse...

Aha Ana Cristina !

Já aqui tinha Picasso e eu que li nem associei !

Casa 5 com Sol, Saturno e NS, regidas por Mercúrio na 6 em conjunção a Vénus - acho que dá que a minha 'especialidade' nesse tema é despertar a criatividade artística nos outros, ou criatividade ao serviço de alguma coisa. Quando não é assim há frustração.

Abraço,

Joana

Ana Cristina disse...

Joana, com Mercúrio conj a Vénus, idealização de ideias seu quiser :-), eu sugeria-lhe que verificasse a regência das restantes casas e claro as condições da 3ª Casa.
Bom feriado :-)

Anônimo disse...

Grata pela dica. Tudo está interligado, é claro... a casa 3 é regida por Touro.

Bom feriado também
J.

Ana Cristina disse...

:-)expressão embelezada Joana :-)

Anônimo disse...

: )

J.

Fausto Sotam disse...

Como se pode conhecer bem uma pessoa pelo seu nascimento, e hora?
Em que é que Plutão me afecta?.Como é Marte me compele á agressividade? Como Úrano ME COMPELE Á MUDANÇA? sÃO ESTAS QUESTÕES que ponho, sem descurar o tranalho da astrologia. Mas como conhece-la melhor, como é que ela é mais acessivel ao povinho? Paz e Muita Harmonia.:)

Ana Cristina disse...

Fausto, em nenhum post neste blogue encontrará a expressão "de o que o planeta faz", nós fazemos e não os planetas. Os planetas e o horóscopo reflectem potencialidades ao dispor do individuo.
Para se conhecer melhor...como em qualquer outra matéria, estuda-se :-) obrigada pela visita e se quiser poderá ler um post antigo:
http://espelhodevida.blogspot.com/2007/11/minha-proposta.html

Fada Moranga disse...

Ola Ana Cristina!

Tambem tem a Venus agarradinha a Jupiter? Por isso eh que ha aqui sempre tao belos retratos!
Como ja sabe, a minha 5 em Aquario eh regida pelo Urano agarradinho ah Lua no Ascendente. Preciso da 5 como de pao pra boca! :-))

Beijo*de Fada

Ana Cristina disse...

:-) é verdade o sentido de estética Fada, mas as fotos para comunicar é outra coisa :-), o P.Oriental :-) Neptuno... que é tb o aspecto mais (junto) do horoscopo, no caso com o regente do MC.
Sim a sua Casa 5 está bastante evidenciada e isso é claro no seu voc.
Beijo