7 de jul. de 2010

há coisas boas

hoje recordo as partes positivas de um contacto dinâmico de Saturno, o que é tradicionalmente considerado o mauzão da fita e esquecendo que tem também muitas qualidades.
Relembrando que onde ele se encontra na carta natal será onde mais trabalharemos em busca da estrutura para a nossa vida, dá trabalho sim e, pode ser até incómodo.
O assunto difícil (pessoal, profissional, financeiro, emocional) é tão mais persistente, simplesmente porque enquanto não encontrarmos a nossa vida organizada de determinada maneira que nos faça sentir seguros e estáveis, a necessidade de...vai estar a clamar por...

Em transito ele vem reflectir a área onde estamos em busca da estabilização em determinada altura da vida.
Muito mais importante que o signo onde está (isso é universal), são os contactos que o trânsito faz aos planetas pessoais e ainda mais se estes regerem ângulos.
Os que tiverem o Sol ou a Lua nos 1ºs graus de Áries, Câncer, Libra e Capricórnio, vão-se sentir nos próximos tempos no caso do Sol com uma necessidade acrescida de se sentirem preenchidos, valorizados e levados a sério, uma necessidade egocentrica.
No caso da Lua a sua necessidade será de segurança e gratificação emocional. Assim como se for o caso de Vénus, a necessidade de estrutura vai para o seu plano de vida social, materiais e possivelmente relacionamentos, no caso de Mercúrio a necessidade de se olhar seriamente para algumas áreas de vida que se encontram desgovernadas. Se for Marte, a seriedade das nossas vontades. Enfim a necessidade de clarificação, concretização, estabilização e segurança a tomar conta do momento, a necessidade de trabalhar por aquilo que ambicionamos.

O que temos feito ou, não arriscado fazer em nome dessa carência de segurança, é o que será posto em causa, será avaliado e provavelmente reestruturado com possibilidade de alguns saneamentos.Por isso alguns destes contactos não são pêra doce, tanto mais quanto a vida de cada um estiver desgovernada em determinada área.
Saturno quer organizar e muitas vezes isto quer dizer uma limpeza a fundo e deitar fora aquilo que já não serve, por outro lado Saturno gosta de conservar, de manter e o que está bom ás vezes até guardado e esquecido, vem à luz do dia novinho em folha.

O difícil e penoso é reconhecer o que não presta mas que nos habituámos a manter e vencer a relutância em nos despegarmos, que é enorme. Como sempre que uma zona de conforto é posta em causa. Quando a perseverança passa a teimosia, que nem meninos mimados. Nestas alturas poderão não abundar os mimos e somos por isso obrigados a crescer, outra característica de Saturno, o crescimento pessoal.

Se tem estado a aguardar uma altura para arrumar algum baú que tem mantido fechado, esta será a boa altura. A oportunidade de se olhar tudo o que está lá dentro com seriedade, não depressivamente, não dolorosamente, mas com calma e olhos de ver, o que serve e o que já só está a acumular pó e espaço.
Preparado para se fôr o caso deixar certas coisas ou comportamentos de fora da sua vida.
Criar espaço para que o novo possa entrar e para isso precisamos saber o que realmente temos e do que necessitamos.  Não esquecendo que os mesmos que em breve estarão a braços com este trabalho, a organização de vida vai poder contar com a entrada do inesperado como reflexo da oposição de Úrano.

14 comentários:

Unknown disse...

Olá Ana Cristina,

Nem de propósito, tenho andado em arrumações, deitando fora cosias que já não me servem para nada.

:))

Belíssimo texto.

Abraço.

Ana Cristina Corrêa Mendes disse...

Que bom :) António, e grata pelo íssímo :)

Beijo

Anônimo disse...

Olá Ana Cristina,

faz todo o sentido para mim esta necessidade de segurança e de gratificação emocinal.

Beijinhos

MARCELO DALLA disse...

Olá querida! Como sempre, me identifico muito com seus artigos. Creio que este é um período de grandes mudanças pra todos nós!
grande bjo

Maria Paula Ribeiro disse...

;) Boa noite Ana

Pois é mas Saturno é de facto um grande "Fascineiro"! ;))))
Eu que o diga... a tirar um mestrado...;))

Bem-hajas
Beijo

Sandro69 disse...

E lá vem trabalho! Dentro em pouco, Saturno toca meus Júpiter e Uranos natais conjuntos no grau cardinal de Libra...

E ainda descobri que minha esposa tem seu Plutão natal também no grau cardinal de Libra... Que trabalhos pode Saturno estar reservando para ela, Ana?

Ana Cristina disse...

Joana :) então há que ver se está à sua disposição ou se tem que ir em busca de...
Beijo

Ana Cristina disse...

Querido, verdade que alguns de nós estamos na mesma onda :)
Boas mudanças e beijo :)

Ana Cristina disse...

MP, :) o saber não ocupa espaço :)
beijo

Ana Cristina disse...

Sandro :) como sabe não podemos olhar só para a árvore, temos que ter em conta o todo.
Saturno - Plutão é sempre poderoso, muito se tem escrito acerca destes eu mesmo aqui. No entanto o que poderá..., tem que ter em consideração a vida da pessoa e não o contrário. Pense nos arquétipos e veja como estes se reflectem na vida dela.
Abraço

Sandro69 disse...

É isso mesmo, Ana. Ela tem Plutão natal na Décima, regendo a Décima Segunda. Seu Plutão natal recebe atualmente a quadratura de Plutão, a oposição de Urano e Júpiter, e em breve a conjunção de Saturno... Nossa! Os deuses estão em conflito!

Muita agitação na vida profissional e na carreira! Transformações, mudanças, renovações, estruturações... ufa! Vou acompanhá-la pra ver no que isso tudo vai dar.

Abraços

Ana Cristina disse...

Sandro :), que bom para ela ter vc com uma perspectiva ampliada do lado dela.

Abraço

Adelaide Figueiredo disse...

Ana Cristina,

´Lá vem trabalhinho para mim dentro de muito pouco tempo. Saturno em Tr com a minha vénus :) Parece que já o sinto no ar :) Vamos lá ver se não dói muito. Tentarei que não.
Abraço

Ana Cristina Corrêa Mendes disse...

Adelaide :) trocaremos figurinhas, mas vamos pensar que estaremos a trabalhar para uma situação mais real :) e concreta.
Abraço