16 de jun. de 2008

Pais & Filhos


Escrevendo sob o efeito da Lua em Escorpião, aprofunda necessidades de se ir mais além, o reino das emoções é mais complexo, o elemento Água torna-se mais turvo e profundo, existe mais a ter em conta e a necessitar de ser esmiuçado.

A Lua rege naturalmente a casa IV, o braço inferior do eixo vertical angular, também denominado como o eixo familiar (os pais) os modelos que regularam a infância de cada ser. Modelando comportamentos. Pela ordem natural a Lua nutre e cuida emocionalmente e o braço oposto Capricórnio complementa, ensina e sustenta, o amor que é oferecido pela protecção e segurança da autoridade, as premissas de um lar durante a fase de desenvolvimento do indivíduo.

No caso da Cher a falta do modelo pai, resulta na necessidade de ser a própria a criar condições para o preenchimento das necessidades individuais e a organizar formas de se proteger e organizar, a Lua em Capricórnio, na VII procurando no outro colmatar essa lacuna.

A Rainha de Inglaterra Isabel II, nascida a 21 de Abril de 1926 @ 2;40 em Londres, com o Ascendente em Capricórnio regido por Saturno, a ambição e necessidade de organizar a marcarem a forma com que se apresenta, aprende cedo a desenvolver a parte séria e responsável, provavelmente para fazer face a responsabilidades. Saturno neste horóscopo está abraçado ao (MC) braço do eixo parental, em adulta as responsabilidades individuais exigidas pela sua posição, algo solitárias, quando jovem o peso da tradição e da autoridade no eixo familiar. Saturno está retrógrado, uma chamada de atenção para a figura paterna e o amor deste que por alguma razão não esteve "tão" presente , dando espaço para que o modelo materno "aumente" a sua importância. É sabido que a jovem Isabel, foi educada pela mãe, o Rei estaria certamente demasiado absorvido pelos seus deveres o que poderá ter retirado espaço ao seu papel de pai.

No caso de Madonna a Lua em Virgem encontra-se no Ascendente, desde cedo teve necessidade de se afirmar e impor as suas vontades. Também no seu horóscopo vemos Saturno retrógrado na casa IV, talvez para poupar a filha a mais dores, o pai de Madonna foi acedendo aos desejos da filha. As lutas de Madonna viriam a ser travadas com a madrasta.

O Saturno retrógrado no horóscopo alerta sempre para a figura paternal, ausente ou tirânica e que de alguma forma não esteve presente para assegurar o papel amoroso que lhe cabia.

Ninguém pode escapar à relação pai-filho. Todos somos filhos de alguém, ainda que alguns se neguem por sua vez a ser pais.

Vázquez Montalbán

5 comentários:

Unknown disse...

Belo trabalho sobre a representação de Saturno no mapa. Identifiquei-me bastante, como experiência própria. Sempre senti que o meu pai "foi-se" da minha vida, demasiado cedo.

Esta Lua hoje em Sagitário a aspectar Mercúrio, não tem sido nada benéfica. Que intranquilidade, com tantas avarias ao mesmo tempo. A nível de internet... enm se fala!

:)

A.

Ana Cristina disse...

Obrigada António e votos de que a tranquilidade volte rápido :-)
Abraço
Ana Cristina

Anônimo disse...

Muito bom, sabes o interesse que tenho neste assunto, que graças a ti comecei a entender melhor. Da tua última frase diria em vez de ausente ou tirânica, ausente e tirânica.
Bjs.

Ana Cristina disse...

Sei Princesa e este era quase todo dedicado a ti ao teu interesse e ao que me é dado ver na fotografia dos céus na hora que nasceste.

Quando puderes lê o Creative Astrologer do Noel Tyl, ele foi o pai desta descoberta :-)

bjo
Ana Cristina

Anônimo disse...

Muito obrigada Ana Cristina. Vou pesquisar.
Bjs.