10 de out. de 2008

física & química


Epifania é uma súbita sensação de realização ou compreensão da essência ou do significado de algo. O termo é usado nos sentidos filosófico e literal para indicar que alguém "encontrou a última peça do quebra-cabeças e agora consegue ver a imagem completa" do problema.

Pois é precisamente este descobrir uma das benesses que a consulta astrológica (observação dos planetas envolvidos e reconhecimento da sua simbologia perante dados acontecimentos) visa trazer ao de cima em momentos de vida, que normalmente se fazem notar por alterações de curso. Não se trata de explorar o acontecimento em si, já que este se revelará inútil se com ele nada tivermos aprendido. O erro usual é que todos de uma maneira geral, esperamos que um acontecimento exterior nos traga essa epifania, lamento mas não é assim, a tal vem quando fazemos o nosso trabalho interno. O acontecimento ou a pessoa que cruzou o nosso caminho e que nos levou a viver esta ou aquela situação, foi um agente acelerador da nossa evolução. Por vezes aquilo que desejamos falha como se de uma experiência se tratasse, continuamos à procura da solução, com a mesma combinação, insistindo no mesmo erro de fórmula, poderá isto querer dizer que não percebemos porque falhou a experiência. Não é a experiência a responsável pelo nosso falhanço mas talvez alguma desatenção ou ignorância nossa, assim ao repeti-la há que considerar algumas alterações. Entender o passado, é muito importante para compreender o presente e projectar o futuro.

8 comentários:

Anônimo disse...

Olá, de novo, Ana Cristina,

Uma epifania perfeita.

Posso usar este artigo e o anterior para os colocar no site da Escola, talvez na próxima semana, dependendo da minha disponibilidade em ter computador em casa?

O mais certo é trazer o meu portátil da editora para casa... =) Não gosto de andar com ele de um lado para outro, pois já é velhinho e já foi à oficina várias vezes, mas não há dinheiro para comprar um novinho. Prefiro pagar salários e a gráfica... e esperar um pouco mais.

Abraço

António

Ana Cristina disse...

António, obrigada pela preferência :-), opções caro amigo, opções.
Abraço

Teresa Marcelino disse...

Serve apenas para testemunhar o que aqui foi escrito. Já tive um ou outro momento de epifania (não sabia o nome), aquele momento em que tudo encaixa, em que percebemos o que esteve por trás de determinado sofrimento ou padrão recorrente.
Lembro em especial um, em que chorei e ri em simultâneo. O sentimento de libertação foi hiper-reconfortante.
Um abraço

Ana Cristina disse...

Teresa, muito obrigada pelo testemunho e pela descrição da sensação de libertação:-)

Abraço

princesaesquimo disse...

Porque nos dá esta possibilidade é que gostamos tanto da Astrologia.
Bom Domingo
Beijinhos

Ana Cristina disse...

É verdade Sam, um bom domingo para ti tb.
Beijo

Unknown disse...

Olá Ana Cristina,

Consegui colocar este artigo no site da Escola.

Muito obrigado.

António

Ana Cristina disse...

Obrigada :-) eu.
Abraço