7 de dez. de 2008

fazer parte de...


Este artigo; (A psychological sense of belonging is a greater predictor of major depression than other factors commonly associated with depression, such as social support, conflict and loneliness, according to a new University of Michigan School of Nursing study.) em que se alia a sensação de falta de raízes a uma solidão que parece nunca ser colmatada, como se não se fizesse parte de..., poderá não ser novo mas quem sente esta na pele, esta ausência de suporte amoroso sabe perfeitamente do que falo, da solidão persistente em certos momentos cruciais da vida. Reconhece quando digo que a sensação de solidão derivada do facto de não se identificarem com o que os rodeia ou, de não serem reconhecidos pelo que consideram a sua essência o que faz sentir uns perfeitos alienígenas. O eixo angular horizontal num horóscopo (AS-VII) espelha a auto-imagem do individuo versus a imagem pública, o vertical as nossas raízes nutrientes versus a capacidade de implementarmos com autoridade. Esta evolução e experimentação de limites tem inicio no relacionamento com os pais. A activação destes nos primeiros tempos quando, a criança estará sujeita e à mercê do ambiente e dos comportamentos dos pais; quero dizer que alterações como mudança de escola, casa, o divórcio dos pais ou a ausência de um destes, factos que são perfeitamente identificados na carta astrológica, (caso estas tenham sido sentidas pelo individuo com importantes fases de desenvolvimento) tendem a fomentar padrões de comportamento naquela criança. Padrões que muitas vezes se estendem por toda uma vida, se bem que a pessoa aprenda mecanismos que o protegem na maioria do tempo desta sensação de isolamento, ao longo da vida vai várias vezes, em diversas idades recordando aquela ausência, até que se decida (não é fácil) olhar para si e procurar formas de resolver e quebrar o molde de comportamento.

Marc Quinn's foto.

8 comentários:

Anônimo disse...

Olá Ana Cristina concordo com tudo o que disseste neste post.Beijinhos e bom domingo e bom feriado.

Ana Cristina disse...

:-) Olá Maria de Fátima, obrigada e faço votos que tenhas uns dias quentinhos e bem passados.

Maria Paula Ribeiro disse...

Ana,amiga

Apenas isso: fizeste-me chorar.
Bj

Ana Cristina disse...

Minha querida Maria Paula, não era essa a intenção apenas se te trouxe alivio.

Beijo grande.

Paulo da Costa disse...

Ola Ana,

Infelizmente tenho muitos momentos de solidao, mesmo quando estou no meio de um mar de gente e sinto muito essa Casa IV em carneiro.

Beijinhos
Paulo

Ana Cristina disse...

Oi Paulo, obrigada pela visita, todos temos que ter uma casa IV :-) eu por acaso olharia mais os mecanismos de defesa desenvolvidos ao longo da vida.

Beijo

Rafeiro Perfumado disse...

Gosto de ver que mesmo sendo uma pessoa da área viste que a minha intenção era brincar, não gozar. Infelizmente nem todos têm essa capacidade de discernimento.

Beijoca e obrigado pela visita!

Ana Cristina disse...

RF,coitados daqueles que ainda não aprenderam a rir-se deles próprios :-) também sou grata pela visita.

Beijo