Acerca dos planetas geracionais, que como o nome indica abrangem uma geração inteira, no caso de Neptuno planeta que simboliza o amor universal e os sonhos do inconsciente colectivo; o espiritual, idealista, intuitivo e que permanece cerca de 14 anos num signo, levando 146 anos para fazer a volta completa zodiacal. Aliás fez este ano, na passada 5ª feira completou-se um ciclo ou seja o retorno de Neptuno, tendo sido descoberto em 24 de Setembro de 1846, estava então conjunto a Saturno em Aquário. Uma época em que grassava o desemprego e a critica social subia de tom, na altura Karl Marx encabeçava a voz do descontentamento.
Assim num espaço de 14 anos, muitos partilharão a posição deste planeta em determinado signo o que é indicador de partilharem standards culturais e estéticos. O cinema é uma actividade que cai debaixo da alçada de Neptuno, tendo em conta e cruzando o que inspirou a obra e a mensagem que nos chega através desta expressão artística, com o ciclo de Neptuno, encontramos:
- em 1958, 1 ano depois da entrada em Escorpião o género, drama, guerra e mistério; dos quais saliento Vertigo, Gata em Telhado do Zinco, A Mosca versão original desta transformação acidental. Nesse ano o filme oscarizado é Gigi que romanceia a vida de uma cortesã, podemos reconhecer em todos uma faceta do arquétipo de Escorpião, a transformação que vem em situações extremas.
- em 1972, ano e meio após a entrada de Neptuno em Sagitário, os grandes êxitos com o Padrinho, Voando sobre um Ninhos de Cucos, Taxi Driver, Cabaret, nesse ano ganha o oscar a sumptuosa produção do Padrinho; como uma confissão pública de excessos, um retrato das linhas ténues da justiça que se rege pelas crenças individuais, os desajustes e as auto-indulgências. Em 1982 na recta final deste ciclo, temos E.T., que enternece multidões e nos transporta para um mundo maior do que aquele que conhecemos.
- em 1986, ano e meio após a entrada de Neptuno em Capricórnio, quando o idealismo esbarra com a realidade, Filhos de Um Deus Menor, A Missão, Ana e as Suas Irmãs e Platoon que ganha o oscar, um retrato controverso do confronto ente os ideais e a realidade.
- em 1999, com Neptuno em Aquário as preocupações humanísticas tomam a dianteira e filme como The Insider, a indústria do tabaco era aqui o Golias, de como tudo faz parte de um todo Magnólia, as várias formas que se encontram na busca da essência Fight Club, nesse ano o oscar vai para Beleza Americana o retrato de uma família vulgar e que tanto de comum tem com todas as outras.
12 comentários:
Esse Neptuno em Peixes vai ser bem forte! Vai ser Àgua por todo o lado... Digo eu que tenho o Nodo Norte em Peixinho ;-)
Bem haja e beijo*deFada
Acredito que vá ser sim Fada e com toda a dualidade que lhe é característica :-)
Beijo :-)
Muito bom. Muito bom. Muito bom. Pode ir para a Escola? Obrigado.
Muito obrigada António, no intervalo das obras? Estou desejosa de ver a reforma! Sirva-se :-)
Ana Cristina, muito obrigado. É melhor ser no intervalo das obras para poder variar e assim descansar de tanto código html. As obras são dentro de template, porque o visual 'quase igual'. E com isso, perdi 17 links da Comunidade. Aqueles que eu visito mais, estão todos. Como não há forma de se fazer cópia... foram-se. Vou deixar um aviso durante uns dias.
Amanhã ponho na Escola. O artigo é muito bom.
obrigado.
A parte menos boa das mudanças, bem se tiverem que voltar voltam:-)
Obrigada eu :-)
Boa noite Ana,
:-) Bela analogia cinematográfica!!!!
Ai o ET!!!!! :-)))))))
Beijinhos e bom-fim-de-semana
Mª Paula, um excelente obra representante de Neptuno em Sagitário :-)Bom fim-de-semana para ti também. Beijo
Ola Ana,
Tenho andado um pouco afastado de tudo, porem passei pela escola de Astrologia e vi o seu texto!
Como cinefilo extremo e "amostra" de astrologo adorei a sua analise.
Filmes como o Dark Knight ou os actuais filmes da Marvel sao uma mistura entre a fantasia de Peixes e o humanismo de Aquario.
Filmes como Fahreneit 9/11 e o Segredo serao mais usuais.
Um abraco,
Paulo
Olá Paulo, gosto em vê-lo :-), é uma matéria que dá pano para mangas, eu também sou uma amante de cinema se bem que tenho andado arredada das salas ultimamente.
Abraço
A cada visita um deslumbramento :) muito bom mesmo! Que dizer?
A selecção feita para os filmes de Neptuno em Sagitário não podia ser melhor de facto, identifico-me com todos eles, sendo "Voando Sobre um Ninho de Cucos" o de predilecção, deve ser da conjunção com a Lua.
Gosto deste lado prático da astrologia :) obrigada pela aula, assim é mais fácil aprender!
:) Shin Tau grata e gostei bastante dessa "voando sobre um ninho de cucos" para a Lua-Neptuno....:)
Abraço
Postar um comentário