30 de jun. de 2010

8tava Lua

A Lua no horóscopo como a representante das nossas necessidades de conforto, daquilo que sentimos falta para nos sentirmos plenos, é muitas vezes esta necessidade que transparece e sobressai quando conhecemos alguém ou mesmo quando nos perguntamos porquê, naqueles exercícios de entendermos as motivações que a razão desconhece.
Já que o Sol como a nossa essência somos assim e alguns até se podem rir daquilo que sentem que são.
Mas as necessidades essas obrigam a...

Consoante, a Casa, Signo e relação com restantes Planetas assim vamos colorindo as necessidades de cada um. A riqueza e as diferenças são múltiplas, temos Luas em Signos de Fogo em Casas de Água, em Signos de Terra em Casas de Fogo, não esquecendo as Modalidades da Casa e Signo. E as modificações indicadas pelos contactos com os outros planetas.

Por isso não vou aqui fazer um resumo de cada uma, creio que seria sempre redutor. Mas trazer algumas ideias de uma Lua especial, todas o são, algumas oferecem mais mistérios que outras. Não que sejam mais difíceis são menos óbvias e mais preservadoras do seu secretismo.

Estou a falar da Lua na Casa 8, a Casa natural de Escorpião; onde as necessidades podem estar tão interiorizadas, subterradas, escondidas que até o próprio tem dificuldade de as entender e/ou exprimir.  Os outros até poderão pensar que não há necessidades ou que a pessoa está meio adormecida ou sem genica. O que é bem ao contrário, o desassossego é grande mas guardado e privado. Sendo uma Casa de Água há que pensar na importância do emocional e Fixa, a necessidade de manter sob controle, até a vulnerabilidade.

No estudo vocacional a Lua aqui é sugestiva de uma pessoa que trabalha para o bem do outro, o coaching, consultor, assessor, arrumando e arranjando as coisas para os outros por isso trabalharem para uma organização, serem importantes para os outros será um canal preferencial, claro que tendo em conta os restantes indicadores. Não se vá pensar que por ter a Lua na Casa 8, tem que se ter uma destas profissões. Aliás como podem constatar em alguns exemplos abaixo.

Conheço de perto vários casos de Luas na Casa 8 e por isso tenho tido o privilégio de assistir a diferentes tipos de manifestação, em comum de todos já ouvi: - mas eu não sei o que realmente quero, aí é que está o problema. - Claro que dito em alturas de crise (perderam o controle) e necessidade de tomar decisões. Aqueles momentos em que têm de olhar para dentro de si.
Sendo a Casa do misterioso Escorpião, os que abraçam a sua parte espiritual terão grandes benefícios no caminho da compreensão do que é tão difícil de aceitar e entender. Abaixo um resumo de observações.

  • Lua na 8 em Áries, a necessidade de serem importantes na vida dos outros é enorme mostrando inovação e pioneirismo, a solidão provém do sentimento de falta de apoio ou reconhecimento.
  • Lua na 8 em Touro, arranjar a vida dos outros é fácil, criar estabilidade para a própria torna-se mais difícil principalmente quando isso inclui aceitar fracasso ou uma mudança. Será importante verificar as condições de Plutão, regente da Casa oposta.
  • Lua na 8 em Gémeos, as ideias tornam-se mais profundas, pode ser assim ou não, aprenderem a focalizar nas suas necessidades "reais" um desafio. Provavelmente o Ascendente será regido por Plutão, há sempre qualquer "coisa mais" a resolver. Aqui a volubilidade Mercuriana, ganha peso com a necessidade de entender e ensinar os outros a pensar. O Papa João Paulo II tinha a Lua nesta posição e signo.
  • Lua na 8 em Câncer, demonstram uma responsabilidade carinhosa, por vezes são os filhos os pais dos pais, bivalência entre necessidade de se sentirem protegidos mas não controlados.
  • Lua na 8 em Leão uns artistas no palco, desde que este não seja o da própria vida. Dustin Hoffman tem a Lua nesta Casa, regida por Leão mas em Virgem, a necessidade de ser meticuloso e perfeito, conhecemos o actor e reconhecemos-lhe o valor mas pouco ou nada conhecemos do homem.
  • Lua na 8 em Libra, a dualidade que vem da necessidade de justiça sem se perder a popularidade, ser agradável para outros até descobrirem o que o lhes agrada a eles de verdade. E corajosamente irem em busca de.
  • Lua na 8 em Escorpião, há que estudar muito, há que saber para controlar, experimentar para poder passar aos outros; Johnny Cash, Nostradamus.
  • Lua na 8 em Sagitário, conselheiros por excelência, opinativos e impulsionadores, para os próprios há que vencer as dúvidas. A religião, viagens e os estudos herméticos que alargam a consciência, mais cedo ou mais tarde terão que fazer parte do seu ser.
  • Lua na 8 em Capricórnio, excelentes a organizar a vida dos outros podendo ter uma grande dificuldade em organizar a sua própria no sentido de obterem aquilo que ambicionam. Alguma dificuldade em receber ajuda alheia.
  • Lua na 8 em Aquário, a necessidade de ser única e inovadora para se sentir importante, ás vezes poderá haver um desvio dos valores sociais na ânsia de notoriedade, Paris Hilton.
  • Lua na 8 em Peixes, talvez a mais "escondida e confusa" de todas. Sentirem os outros é normal, a busca do perfeito, do idílico. Os valores ascéticos enormes, a necessidade de transcender as limitações pela sua missão artística ou não.

14 comentários:

Adelaide Figueiredo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Adelaide Figueiredo disse...

Ana Cristina,

Belo artigo!

Beijo

Ana Cristina disse...

Obrigada Adelaide :)
Beijo

Unknown disse...

Ana Cristina

Gostei muito de ler sobre a minha Lua.

:)))))))))))))

Então, deixe-me que lhe conte isto: sinto e vejo que a minha pele está a melhorar. Estou mais desperto. Sinto-me menos cansado. Estou a emagrecer, mas isso, só é notado por mim, por enquanto. Tudo porque mudei a minha alimentação: como muitos vegetais misturados (ervilha, cenoura, feijão verde, milho, couve de Bruxelas, couve normal, etc.) por vezes acompanho com massa simplesmente cozida, para manter energias. :))

Sabe muito bem quem me deu todos estes preciosos conselhos...

«para os próprios há que vencer as dúvidas» - foi o que decidi fazer: vencer as dúvidas.

Claro que aind atenho que resolver outras dúvidas.

Belíssimo artigo. Lindo e excelente.

Abraço.

Maria Paula Ribeiro disse...

;)))) Este post é muito pedagógico!
Também conheço um Mister Mestre com uma lua assim! ;))))

Bem-hajas!
Beijo

Ana Cristina disse...

António :) :) grata E Muito Feliz de saber desses progressos fantásticos, quando formos visitar a MP, vamos como top models. :) Há outra pessoa que vai adorar saber...Saiba que eu tb retirei a carne totalmente e, sem mantenho a massa, hidratos de carbono, precisamos :).
Beijo

Ana Cristina disse...

ahhaha MP, tu, tu fazes-me rir, obrigada.
Beijo

Astrid Annabelle disse...

Olá Ana Cristina!
Excelente texto.
Tenho a Lua na casa nove em Peixes mas Lilith na casa oito em Aquário.
Fico pensando, se Lilith é considerada a Lua Negra em um posicionamento com estas caracterísitcas..."onde as necessidades podem estar tão interiorizadas, subterradas, escondidas que até o próprio tem dificuldade de as entender e/ou exprimir." ...dá o que falar!
Vou pesquisar mais sobre tudo isso!
Um beijo agradecido
Astrid Annabelle

Ana Cristina disse...

Grata Astrid, a Lua "branca" :) já me dá tanto que fazer que nem consigo sentir a negra...Talvez na sua pesquisa nos possa trazer o seu sentimento.

Beijo e bom FdS

Unknown disse...

Adorei o artigo, principalmente porque tenha a Lua na Casa 8, só que no meu caso está em Virgem. E veja só... eu realmente demorei muito e precisei de terapia para descobrir os meus desejos mais profundos. Tive que empreender uma busca e tanto. Além disso, adoro os mistérios, o oculto.
Adorei! Beijos.

Ana Cristina Corrêa Mendes disse...

Kátia grata pelo comentário e testemunho, :) a busca e o desvendar de mistérios é algo que atrai bastante. Com a sua Lua em Virgem, a necessidade de ser correcta e atenta aos pormenores...fico feliz por saber que teve a ajuda quando necessitou.

Abraço

Ana Cristina disse...

Kátia grata pela visita, palavras e testemunho. :) Em Virgem a Lua com necessidade de ser correcta e detalhista, calculo o trabalho que lhe deu a própria descoberta. Fico feliz por saber que a teve.

Abraço e volte sempre

QERN disse...

Olá, querida!

Agradeço essa postagem, mas queria alertá-la de que falta a Lua na 8 Casa em Virgem (meu caso hehe).

Beijos!

Unknown disse...

Não achei no texto a lua em virgem casa 8