18 de jan. de 2008

Renovação de Valores


O ciclo de Plutão sendo errático, poderá não coincidir com os outros característicos da meia-idade, Úrano e Neptuno.

Plutão simboliza o poder visceral daí que este digno e natural representante da casa VIII, a da regeneração que se dá depois da morte que antecede à elevação Fénix.

A quadratura de Plutão, leva-nos a um confronto de poderes, podendo trazer à tona aquelas emoções que normalmente escondemos num buraco bem fundo, tão fundo que poder acontecer que as esqueçamos; falo da raiva, da amargura, do ciúme etc.

Ao destaparmos esse "buraco" somos confrontados com a nossa "brutalidade" e o poder inerente, o que nos é pedido é que tomemos consciência do nosso poder e o transmutamos usando-o em beneficio do todo e não só para individual proveito.
Não abdicando da ambição, integrando a nossa com a dos outros.

Este processo tem o seu quê de brutal e doloroso uma vez que será necessário chegar a lugares tão recônditos como os do inconsciente; por isso os agentes desbloqueadores, acontecimentos externos, que provocam esta transmutação, têm que ser suficientemente fortes para quebrar as fortalezas proteccionistas que fomos erigindo à nossa volta.

Esta crise está muitas vezes associada a dinheiro, (valores dos outros casa VIII,) e quando activo no horóscopo exige uma reformulação de valores, muitas vezes uma reestruturação financeira da nossa vida.

Eu faço parte da geração de Plutão em Virgem (1950-1970), alguns de nós começaram a sentir esta quadratura Plutão=Plutão no inicio de 1995, e todos deveremos ter processado este transito este ano, com a entrada em Capricórnio a 25 de Janeiro.

Virgem simboliza trabalho e rotinas diárias, e Sagitário simboliza a filosofia de vida, a crença, pelo que este aspecto tenderá a trazer ao consciente a compatibilidade do trabalho que fazemos versus os nossos valores; até que ponto somos úteis para a sociedade. Poderá também acontecer que alteremos, conceitos e pontos de vista, afinal ao falar Sagitário, falamos de valores éticos.

Estes transitos lentos, demoram algum tempo, pelo que os seus efeitos poderam ser sentidos por uma fase que pode ir até 2 anos.

Nenhum comentário: