19 de ago. de 2010

águas vivas

necessidades emocionais todos temos, mesmo os mais cheios de Ar ou com falta do elemento Água. Se bem que consigam ir levando grande parte do seu tempo a formular a vida mentalmente e dentro do que é previsível (Terra).

Até chegar aquele dia em que descobrem que estão incompletos, insatisfeitos, ainda assim tentam remendar, consoante a quantidade de Terra vão resistir à mudança e  à necessidade de desfazer para tornar a fazer. Sentem a confusão e não encontram explicações na razão.

Por outro lado com muita Água, as emoções tomam conta, toldando o mental outras vezes movendo montanhas, contornando e aprendendo pela experiência porque não interessa o que os outros dizem, o que foi escrito, precisam viver, sentir e assim aprender.

Todos os signos de Água sugerem uma enorme necessidade conforto emocional e muitas vezes se fundem no outro para a colmatar. Aprendem como esta projecção pode ser dolorosa e lá vem mais uma aprendizagem.

Paralelamente, estes signos que pertencem ao elemento Água trazem consigo mecanismos de recolha e defesa; Câncer, Escorpião e Peixes pela sua interioridade, intuindo a sua fraquesa, absorvendo a dor do mundo, alimentam-se e sucumbem pelas emoções. O primeiro Câncer, usa uma carapaça para protejer a sua parte mole, anda de lado e esconde-se na sua casa ao menor sinal de perigo. O Escorpião reveste-se de um ar ameaçador, esconde-se no escuro, a sua picada pode ser mortal, em perigo prefere morrer. Os Peixes sabem que tanto podem nadar para cima como mergulhar fundo, muito fundo. Todos eles conhecem a sua enorme força e a não menor vulnerabilidade.

Todos temos Casas de Água no horóscopo que poderão muito bem ser a 3ª (pensamento e expressão), portanto 7ª (relacional) logo a  próxima Casa que pertence ao mesmo elemento a 11ª (necessidade de amor e apreciação). Poderemos ter um indiviuo com Ascendente em Capricórnio, aparentemente autoritário e distante que conheça em si a vulnerabilidade mental (melancolia), fraquesas e conturbações nas parcerias, logo ansiedades amorosas. Evidentemente que as palavras fraquesa e/ou ansiedade se reservam para quando as áreas lhes exigem uma atenção redobrada. Os pensamentos que toldam a forma como interagimos e nos fazem sentir fora de contexto ou não amados como gostaríamos. Principalmente quando o planeta regente da 3ª Casa se encontra no elemento de Água.

Se fizermos o mesmo exercicio com o Ascendente (ego), a 5ª Casa (expressão criativa e amorosa) e a 9ª Casa (filosofias e crenças). Aqui as emoções à flor da pele, que se irão repercutir na forma como amamos, nas crenças, justiça  e reconhecimento que clamamos. Conheço alguns artistas com este posicionamento, se por um lado há uma grande nececessidade de trazer à luz do dia as suas criações, também trazem algumas mágoas de falta de amor daquele que nos nutre. A memória da Água.

Pondo a 2ª Casa (auto-estima) no elemento Água, a próxima irá cair na 6ª (como cooperamos) o cumdrum emocional é trazido para a vocação para a forma como escolhemos tomar parte nas organizações.

Esta é apenas uma pequena parte ou camada do que podemos observar num mapa natal, só com base nos elementos (a ser aprofundado) e que nos permite vislumbrar possíveis lutas internas em determinados períodos de vida. 

Todos procuramos o equilibrio, todos queremos ser felizes e o universo oferece-nos oportunidades para nos irmos desenvolvendo e evoluindo.

Aqueles com demasia de Ar, terão que aprender a compaixão por si e pelos outros, podendo passar por situações em que se perdem, os processos mentais não resultam e as situações depressivas poderãom espreitar.

Os que se afogam no elemento Água, encontrarão oportunidades na vida que lhe irão desafiar o sentido prático e que os faça emergir do reino da emoções.
Não esquecendo os do elemento Terra, que necessitam de água para fertilizar e de que há valores não palpáveis.

14 comentários:

Adelaide Figueiredo disse...

Ana Cristina,

Este seu texto faz-nos ter a noção dos elementos no nosso mapa, assim como as emoçoes, temperamento etc. Tenho muito ar, mas a água está equilibrada pelo fogo e pela terra que por sinal é pouca. É caso para dizer que o equilíbrio às vezes foge :)
Desejo-lhe um óptimo fim-de semana.

Ana Cristina disse...

Parece-me que tem um pouquinho de tudo, é uma felizarda Adelaide :)
Obrigada e excelente fim-de-semana para si também.

hanah disse...

Lindo, dá pra ter uma visão geral do mapa.

Calhou-me bem para esses dias, tive essa noite um sonho de uma situação passada que é esse quadro.

Veio para me alertar.

Meu mapa é uma imensidão de água,2,5,9 salvo o sol merc e asc em ar, e dois exteriores em terra.

Sem fogo... só em casas.

Agora esse post veio para amalgamar.


Blesses

Marisa Borges disse...

Ana Cristina parece que este texto foi feito para mim ;)

"as emoções tomam conta, toldando o mental outras vezes movendo montanhas, contornando e aprendendo pela experiência porque não interessa o que os outros dizem, o que foi escrito, precisam viver, sentir e assim aprender." não podia ser mais verdade para mim que tenho água em abundância no mapa. Graças a Deus que é maioritariamente em Peixes rkrkrkrkr

Não é fácil lidar com tanta emoção ainda por cima quando tenho muita falta de Ar no mapa, mas aos poucos chega-se ao bendito e desejado equilíbrio, com muito trabalho, muita experiência e muita nódoa negra :)

Muito grata pelo texto, todas as oportunidades de aprender mais sobre astrologia são sempre bem vindas :*

Ana Cristina disse...

hanah :) tem o beneficio de Mercúrio no próprio elemento que lhe dá uma outra visão até para colmatar a falta de Fogo :)

Um resto de excelente dia e grata :)

Ana Cristina disse...

:) Shin Tau, grata sou eu por me ler e pela expressão da ressonância :). Temos que aprender pelo menos a não fazer nódoas negras em cima umas das outras. Desejos de um fantástico e "aquático" FdS.

Maria Paula Ribeiro disse...

;) Eu sou como o homem da foto que anda pendurado no Ar! ;))) Maioritariamente no ar....

Mas deixa lá que, creio ter água que chegue...pode ser pouca mas parece por vezes ácido sulfúrico! ;P

Bem hajas.
E nas portas dele, um bom fim de semana.
MP

Ana Cristina disse...

:) balouças-te então, essa do ácido fica para explicares...se para ti se para os outros Dra. :)

Bom descanso para ti :) Beijo

Kátia Gisele disse...

Estimada Ana Cristina,

seu texto nao só remete as principais caracteristicas de águas nas casas, como ajuda a analizar o comportamento das casas com outros elementos, Parabéns, sempre lúcida e de uma incrível maturidade.

Sou escorpiana, com ascendente em capricórnio. Pude ver parte do que tenho ainda que aprender sobre fraquesa e ansiedade, mas com a idade acabo fazendo lhes um altar.

senti falta da análise das casa 3, 8 e 12, sim, pode ser falta minha.

Forte e fraterno abraço pra vc.

Sandro69 disse...

Ana,

Uma ótima descrição do meu excesso de água. E o Asc em Peixes e o Sol em Câncer é pura sensibilidade e emoção... Um sensitivo apuradíssimo! E cheio de milindres... Muito dengoso, como diz minha esposa.

Abraços

Ana Cristina disse...

BOm dia e bem-vinda Perséfone, que nome sugestivo para si :). Grata pela apreciação a 3 está lá mas se a relacionarmos com a 8ª, poderemos reflectir acerca do nosso conforto em relação aos outros (como nos apreciam, como gerimos a junção dos recursos e não menos importante, olhe para a a 5ª para observar o seu padrão sexual e, consoante a 12, não estamos nunca sózinhos :)

Abraço

Ana Cristina disse...

Sandro :) verdade :)

Obrigada

Unknown disse...

Adorei e identifiquei-me. Absolutamente.

Ana Cristina disse...

ahaha António :)