17 de out. de 2008

o sentido das coisas


Nestes tempos em que tanto se fala de reformas, Plutão em Capricórnio, em colher o que é seu por direito Jupiter em Capricórnio, não será à toa para o sentido do universo, que Saturno esteja em Virgem, um signo adepto da perfeição e do trabalho rigoroso. Saturno ambicioso sente-se lá bem. Saturno está em casa neste ambiente de conservadorismo, adepto do regrado e não embarcando em projectos de risco, a contracção dos mercados e da economia global, é um espelho muito fidedigno deste efeito. Neste períodos de reforma, os tempos de lazer também deverão ser imbuídos do mesmo tom, ou seja relaxar terá um sentido e fim de melhorar e não simplesmente para divertimento pontuado por excessos extravagantes. Eu pertenço à geração que está a receber este transito sobre o seu Plutão natal, logo estou cheia de exemplos, de como as coisas têm exigido atenção no geral. Alguns viram-se coroados pelo êxito, este proveniente de um esforço maior, outros sentem que as coisas antes facilitadas estão mais trabalhosas. Em ambos os casos uma nova seriedade foi adquirida, seja por uma responsabilidade acrescida ou pela perca de algo que se tinha como dado adquirido. Afinal Saturno em Virgem visa um maior entendimento do homem, no seu dia-a-dia (rotinas; saúde e hábitos) e na sua cooperação com os outros, para isso exige uma revisão de todos o pequenos detalhes, aos quais alguns de nós não temos dado a atenção devida. A entrada de Plutão em Capricórnio continuará a ser notada neste próximo ano de 2009, acompanhado por Saturno em Virgem, pelo que creio ser difícil evitar algum tipo de reforma individual, creio mesmo que quem não seja já obrigado a, aprenda com os exemplos que o rodeiam, Saturno dirige-se para Libra. Fazendo a sua 1º entrada em Novembro de 2009, provavelmente para reclamar o que tem direito por justiça, depois de todo o trabalho árduo.

8 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia Ana,

Espero que esteja tudo bem contigo.

Quanto ao texto, sempre igual... Ler isto de manhã até dá ânimo, quer dizer,mais um pedaço! lol

Jinho grande e que venham eles Pluto, Saturno e Júpiter!

Maria Paula

Ana Cristina disse...

Maria Paula, eu também leio o que escrevi :-) não vá esquecer-me de praticar. Beijo recheado de desejos de um excelente dia :-)

Anônimo disse...

Bom dia, Ana Cristina,

Já tinha lido pela manhã e tinha apreciado muito. Como tenho Saturno natal em Virgem, achei que este artigo merecia uma reflexão extra, pois identifiquei-me muito.

Para além das peripécias habituais de um retorno de Saturno, tentei perceber (no meu caso, claro) a diferença entre um posicionamento natal e um trânsito no mesmo signo.

A minha síntese pessoal tem passado por esta sua frase:

«uma nova seriedade foi adquirida, seja por uma responsabilidade acrescida ou pela perca de algo que se tinha como dado adquirido»

É isto que sinto. Não tanto por factores de perda, mas pela responsabilidade acrescida.

Saturno ingressou em Virgem (Julho 2007)e criei o fórum no site da Escola. Continuando no mesmo signo, o Senhor dos Poderes entrou na minha 5ª casa. Aprendi com Noel Tyl que esta casa também trata dos assuntos do ensino. Ando nisto dos cursos online.

Hoje mesmo recebi o 1º esboço da futura imagem da Escola, feita por uma amiga arquitecta. Imagem mais clean não é possível. Tenho estado toda a manhã a analisar os pequenos detalhes. Portanto, estamos na casa da criatividade. =)

Ficaria aqui a enumerar uma longa lista de pequenos acontecimentos, perfeitamente ajustados a esta sua análise.

Excelente texto, parabéns.

Até domingo,

António

Anônimo disse...

Olá Ana gosto sempre de ler os seus textos, embora nem sempre comente.Para mim os exemplos dos outros são importantes, além disso eu não dou um passo maior do que a perna.Beijinhos e bom fim de semana.

Ana Cristina disse...

António muito obrigada pelo testemunho pessoal, sem dúvida que um Saturno a passar na casa 5 poderá ser espelhado pela concretização de projectos criativos, o que significa que nos vamos ter que os exprimir e dar, muitas vezes ensinar. Desejosa de ver essa imagem :-)
Abraço

Ana Cristina disse...

Mimi, é um prazer tê-la aqui, aprendemos muito uns com os outros:-)
Abraço e votos de bom FDS

Anônimo disse...

Olá Ana Cristina eu chamo-me Maria de Fátima(sou a mimi).Já tenho Internet em casa.Beijinhos.

Ana Cristina disse...

Olá Mimi, ou prefere Maria de Fátima, bem vinda a este bando dos sempre ligados :-)
Bom domingo