1 de nov. de 2009

padrões de resistência


Uma grande maioria de nós já experimentou e já tomou consciência do poder da resistência; quando a vida parece que nos contraria ao não nos dar aquele(a) amante que desejamos e pelo qual fizemos de tudo para conquistar ou, aquele outro desejo que nos consome e que permanece continuamente fora do nosso alcance, quando teimamos em não experimentar uma nova solução por medo, por não conhecermos, por falta de confiança, não nos permitindo uma perspectiva renovada ou à oportunidade de iniciar uma outra coisa. Evocamos então o sentido de responsabilidade para nos escusarmos a decisões de fundo, daquelas que irão alterar a zona de (des)conforto, culpamos os outros, a vida, o destino como se não fizéssemos parte do processo e não fossemos responsáveis por este todos os dias.
Momentos em que nos sentimos isolados, sem a compreensão dos que nos rodeiam e até os podemos achar levianos nas suas posturas perante o problema que sendo o nosso, é o maior do mundo. Tudo isto são faces e fazes de resistência, quando o medo nos coíbe de evoluir, de arriscar, de experimentar e nos mantém prisioneiros a necessidades de controlar, dando-nos a sensação que somos o pilar e que se nos afastarmos tudo desaba. A responsabilidade deixa de ser um estado promocional e evolutivo transforma-se na chave da nossa cadeia.

Estando a falar de Saturno, estas são conversações e tomadas de consciência mais ou menos longas, cada um terá o seu tempo e, também há que ter em atenção o natural grau de resistência que cada um trás e tem padronizado. Como já quase todos sabem Saturno entrou em Balança, onde se manterá até 2012, em Fevereiro próximo o movimento retrógrado vai devolvê-lo a Virgem para voltar a Directo em Junho. Isto quer dizer que quem tiver Luminares, Ângulos ou os seus regentes nos últimos graus dos Signos Mutáveis e no Ponto Cardinal, irá ter oportunidade de concretizar ou no seu pior de sentir todos os efeitos da resistência; o cansaço, a solidão e muitas vezes a doença.

Esta será hora para colocar em prática a teoria que aprendemos nos livros, a hora de testar o nosso grau de confiança numa ordem maior, a hora de acreditar na nossa capacidade de trabalho, a hora de vivenciarmos as frases feitas; - quando se fecha uma porta, abre-se uma janela, de transformar os desafios em oportunidades de equilíbrio. Tempo de olharmos os relacionamentos de uma forma equilibrada e honesta.

10 comentários:

Anônimo disse...

O melhor a fazer é arregaçar as mangas e ir ao "trabalho".

Beijinhos

Ana Cristina disse...

ora nem mais Joana :)

Maria Paula Ribeiro disse...

Boa noite Ana.

Muito sentido o teu texto, no corpo e na alma...
Até 2012, é tempo suficiente para se tirar um mestrado saturnino...com aproveitamento, espero eu.

Beijo e boa semana

Ana Cristina disse...

:) Mª Paula, Saturno dá sempre tempo, 2 anos e picos em cada signo. Há que ter algum aproveitamento :)
Beijo e boa semana para ti tb.

Unknown disse...

Brilliant Ana!

I've just had one door closing ... and await the opening window ... it was difficult, but I know this is as it should be.

Thanks for holding up the mirror to my life so well!!

Brava!!!

Ana Cristina Corrêa Mendes disse...

Karen thank you very much, I'm honored by your comment. You've been missed.
xoxo
AC

MARCELO DALLA disse...

Mais um excelente artigo, minha querida. Saturno faz quadratura com minha Lua, a 1 grau de Câncer na casa 7. Ando numa fase de poucos amigos... agora me caiu várias fichas.
bjos

Ana Cristina Corrêa Mendes disse...

Marcelo, grata; essa fase (passei-a) há bem poucos meses,... poucos amigos porque precisamos olhar seriamente as nossas necessidades, sem distracções ou paninhos quentes tendo a consciência de que teremos de arregaçar as mangas para ir catar o que nos falta. Abraço amigo e bom crescimento querido.

Christiane Forcinito Ashlay Silva de Oliveira disse...

Meu saturno fez quadratura com plutão e vênus...

Plutão faz quadratura com plutão natal...

Fase difícil mas de grande aprendizado... O que mais me machuca é a solidão... Estou tentando lidar com isso e sei que uma hora passa...

Medito tudo issoe pretendo viver essa fase da melhor forma possível mesmo nos momentos que acho que não vou conseguir... Ainda bem que o dia tem 24 horas :)

Grande beijo.

Chris

Ana Cristina disse...

Chris, Saturno - Plutão é sempre uma luta titânica, os dois querem ter a última palavra, o que está querer parar a transformação é uma luta inglória...vencem os audazes. :)

Abraço,