22 de jan. de 2009

idiossincrasias


idiossincrasias, Úranianas, já aqui falei de Úrano como o planeta que simboliza a Astrologia, no sentido de que representa abertura para o todo e a libertação. Estando aliado a este o simbolismo do novo, alternativo, inusitado, independente e irreverente. Os astrólogos com quem aprendemos, que nos servem de referência, que ao longo da sua vida trouxeram alguma mais valia a este estudo, que nos fizeram pensar, estudaram experimentaram e foram amadurecendo o seus conceitos. Eu e muito outros também nos iniciamos neste estudo num tempo em que as respostas não nos apareciam resumidas ou facilitadas, como hoje na Internet, por isso tivemos que ler os calhamaços disponíveis, na sua maioria não traduzidos. Livros que até hoje não perderam qualidade ou actualidade, refiro-me aos grandes mestres. Em boa verdade, as bases de quem os leu são outras e quando fazemos um Google, sabemos distinguir o trigo do joio,fomos cimentando algum sentido critico, aquele que é fruto do raciocínio que vem sendo aprimorado a partir de bases sólidas, para que não nos fiquemos com a 1ª resposta que surge.

Se bem que Úrano também simbolize o rápido, não quer dizer que seja o errado ou o fácil. A tecnologia da comunicação virtual, é também regida por Úrano, não quer dizer que as respostas a todas as nossas perguntas se apresentem num de repente. Desprezando as leituras de livros de qualquer que seja a matéria à espera de uma resposta resumida ás perguntas mais complexas. Como a 8ª superior de Mercúrio símbolo do pensamento, Úrano vem juntar inspiração e, o seu trabalho o de juntar informação e partilhar com o todo. Já se sabe só se pode partilhar quando temos o que partilhar, ou seja quando atingimos a individuação.

Muitos que começam por estudar astrologia, fazem-no para se conhecer melhor nada contra ou para saber o que vai acontecer, acerca disto depois aprenderão... Fazem bem em estudar uma disciplina fascinante mas preparem-se para uma viagem longa e desfrutem. Se bem que a Astrologia seja regida por Úrano tem muito de Saturno, o regente tradicional do signo que rege. Talvez por isso a oposição de Úrano aconteça por volta dos 40 anos, onde já deverá existir uma certa maturidade.

16 comentários:

Maria Paula Ribeiro disse...

Bom dia Ana,

Muito bom.
Eu não sou pertenço ao "clã" dos calhamaços; maioritariamente "google" e novas tecnologias "bloggers" (também Úrano), o que é muito bom... :)

Por isso eu não consigo separar o trigo do joio, ficando essa responsabilidade a quem de direito tem dela! ;)

Parabéns por mais uma excelente leitura e aula!

Bj

Ana Cristina disse...

Maria Paula, agradeço-te o comentário, sei que gostas de aprender e ler por isso acredito que os irás ler, depois de ter aberto o apetite da fome do conhecimento :-)
Votos de um dia quentinho.

Unknown disse...

Ana Cristina,

A intemporalidade é um bem precioso e permanente da própria Astrologia. Por isso ser uma das disciplina mais antigas da humanidade.

Basta pensarmos um bocadinho e percebermos que há uns simples 10 anos não existia astrologia em português na internet.

Hoje existe uma imensa profusão de textos. Felizmente.

Em meu entender, não dispensam a leitura das obras de grandes autores, nos mais variados idiomas.

Como muito bem sabe, estudar astrologia significa também, ler muito, de muitas outras disciplinas... Conhecer a vida, tê-la vivido e gostar de viver...

Saber astrologia significa ler muito de astrologia e muito mais de outros temas. E encadear e encaixar.

Excelente texto.

«Eu sou do tempo...»

Obrigado

Ana Cristina disse...

:-) António, o tempo trás-nos tantas coisas boas...Saber usar o passado e o presente...a experiência e a teoria...o que lemos e o que raciocinamos...
Obrigada

Maria Paula Ribeiro disse...

:-) :-) :-) :-) :-)
Parabéns!

LOL; Vais ser minha professora?????

He he he he he he

Só tenho de ver na agenda e escolher a data!:-)

Ana Cristina disse...

:-) Bem-vinda Maria Paula. 3 meses dá-te muita folga :-)melhor que Bolonha.

princesaesquimo disse...

Olá Sra Professora
Calhamaços é comigo, a net é muito recente na minha vida. É pena é não haver mais tempo para os ler.
Assim lá estarei dia 23, para essas aulinhas.
Beijinhos

Ana Cristina disse...

Como te compreendo nisso da leitura e que boa surpresa me dás. Serás muito bem-vinda. Beijo

Anônimo disse...

Olá Ana Cristina,
Também podemos ler fragmentos de muitos 'calhamaços' na internet - disponíveis por exemplo no 'Look Inside' da Amazon. ; ) E é um exercício muito engraçado porque se tem que deduzir as partes que não estão : )))
Beijinho,
Joana

Ana Cristina disse...

Talvez Joana, somos todos diferentes e com diferentes necessidades, para mim esses fragmentos funcionam como uma entrada :-)e sim a internet tem a seu favor nos dar um rápido contacto com a informação.
Abraço

Anônimo disse...

Ana Cristina, a verdade é que nem sequer sei se distingo ou não o trigo do joio... E também não faço bem ideia do que é mais antigo ou mais recente.
E a ideia dos fragmentos é serem uma entrada sim. E estou de acordo quando diz que a Astrologia tem muito de Saturno. (para Rudhyar no entanto também poderia ser Neptuno o seu regente)
Abraço,
Joana

Ana Cristina disse...

Joana como tudo na vida vamos aprendendo, acaba de mencionar um nome incontornável Dane Rudhyar e, também concordo que poderia ser Neptuno o regente da Astrologia...isto dava para umas boas horas de conversa :-)

Ana Cristina disse...

PS Joana, afinal do dois símbolos Úrano e Neptuno em conjunto sugerem o visionário. :-)

Anônimo disse...

Visionário sim : )

E não sei se isto faz sentido para si... mas sinto sempre uma boa dose de Neptuno no modo como a Ana Cristina escreve sobre astrologia. Agrada-me muito, foi por isso que me lembrei de Rudhyar ; )

E sobre os 'nomes'... vou aprendendo alguns com o António para fazer boa figura : ))) E há um arquivo muito bom de Dane Rudhyar na net... (http://www.khaldea.com/rudhyar/)

J.

Anônimo disse...

Ana Cristina, e esqueci de dizer...
Vou querer fazer aquela 'Prática do Perfil Vocacional'...
Mas nestes tempos próximos não dá.
Parabéns pelo curso : )
Joana

Ana Cristina disse...

Joana, faz sentido e diz-me que vc é uma pessoa intuitiva, Neptuno é muito presente na minha carta, no raciocínio e na comunicação. Esse site é muito bom sim :-).

Quando quiser e puder Joana, será um prazer partilhar conhecimentos. Grata pelos parabéns.